Obras executadas pela PMJP valorizam imóveis em mais de 12%

Por - em 972

Glaudenice NunesRua_ClementinoRosa_Asfaltada_foto_JulianaSantos (99)

Obras de infraestrutura realizadas pela prefeitura de João Pessoa estão valorizando os imóveis da Capital paraibana em mais de 12%, segundo explicações do presidente interventor do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis da 21ª Região/PB (Creci-PB), Francisco de Assis Cordeiro. Segundo ele, pavimentação, construção de escolas, postos de saúde, habitações e equipamentos comunitários, entre outros, agregam valores aos imóveis tanto para a venda quanto para o aluguel, aponta.

A proximidade de intervenções estruturais ou de mobilidade garante a valorização dos imóveis em 12% ou mais. A obra de revitalização e modernização do Parque Sólon de Lucena é um exemplo disso. “Depois de entregue pode ter certeza que os bens das pessoas que ali residem ou comercializam vão se valorizar entre 5 até 12% a mais”, avalia Assis.

“Onde se tem ação do poder público, que vem a beneficiar a população local, automaticamente o valor dos imóveis tende a acompanhar o benefício que foi realizado na área. Todos ganham: prefeitura, moradores e a população em geral”, afirma Francisco de Assis.

Quando ocorre a revitalização de áreas como a que está acontecendo no Parque Sólon de Lucena, há, conseqüentemente, segundo o Creci-PB, a subida no preço do m², capitalizando indiretamente ou diretamente todos os imóveis que se encontram na área.

Acima da inflação – A valorização dos imóveis na capital paraibana foi comprovada recentemente pelo estudo DMI – VivaReal (Dados do Mercado Imobiliário). As análises referentes a indicadores do setor imobiliário no 3º trimestre de 2015 apontam que em João Pessoa ocorreu valorização de 3,0% no preço médio do m² para venda, acima do indicador para inflação 1,33% (IPCA). Segundo o estudo, João Pessoa também teve valorização de valor médio para aluguel (+0,7%).

O DMI-VivaReal apontou o Portal do Sol (+9,8%) como o bairro mais valorizado da cidade, seguido por Água Fria (+7,8%), Bessa (+5,1%), Bairro dos Estados (+5,0%) e Pedro Gondim (+4,3%). Ainda de acordo com os indicadores, os bairros mais procurados para compra de imóveis foram Bessa, Bancários, Manaíra, Mangabeira e Altiplano Cabo Branco. Já em relação ao aluguel, os bairros preferidos pelos consumidores foram Bessa, Manaíra, Cabo Branco, Tambaú e Bancários.

O estudo foi realizado pelo portal VivaReal, um portal de anúncio de imóveis que recebe mais de 10 milhões de visitas por mês em seu site e aplicativos móveis.

Obras em diversos bairros – Todos os bairros citados no estudo estão recebendo ou receberam obras da PMJP, garantindo melhor qualidade de vida à população. Há também os bairros que são beneficiados por conta de obras executadas em bairros próximos. Um exemplo é o Bairro Portal do Sol, que está entre os principais beneficiados com a obra de alargamento do trecho final da Av. Beira Rio e construção das pontes sobre o Rio Jaguaribe. Além do Portal do Sol também serão beneficiados moradores de Miramar, Altiplano, Cabo Branco e Tambaú.CREI-MangabeiraVII_foto_Alessandro-Potter

A primeira etapa da obra, que previa a drenagem e pavimentação da Rua Angelina Balthar, mais conhecida como Rua do Capim, já foi concluída e entregue à população. Com a entrega, ocorrida em abril deste ano, a população pode circular com mais comodidade e segurança entre duas das principais avenidas da cidade: a Epitácio Pessoa e a Beira Rio.

Além desse benefício, os moradores do Portal do Sol também receberam, no ano passado, o campo de futebol Professor Evangelista Benedito da Silva, contemplando desportistas de vários bairros que se localizam no entorno.

Água Fria é outro bairro beneficiado com a política de infraestrutura que tem sido desenvolvida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa. Entre os benefícios levados ao bairro está a pavimentação de ruas, a exemplo do que aconteceu nas ruas Pedro Alves de Andrade e Tenente Francisco de Assis Neves Nóbrega e trecho da Rua Carteiro Olívio Pontes.

O Bessa também foi contemplado com obras de pavimentação, a exemplo da pavimentação e urbanização das ruas transversais do bairro, garantindo mais acessibilidade, segurança e conforto no acesso à praia, tanto de moradores, turistas e a população da capital em geral.

Mobilidade urbana – As obras de mobilidade urbana, além de minimizar distâncias e facilitar o acesso, ajudando as pessoas a se deslocarem com mais rapidez, também atraem os olhares da cidade para determinados bairros, contribuindo para a valorização dos imóveis. Foi o que aconteceu no Bairro dos Estados. Para dar agilidade ao tráfego de veículos e criar mais uma opção aos condutores que precisam trafegar pela Avenida Epitácio Pessoa, a PMJP implantou em 2014 um binário no Bairro dos Estados. O sistema, que contempla as avenidas Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso, garantiu mais segurança para os pedestres.

Além do Binário do Bairro dos Estados, onde foram asfaltadas as avenidas Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso, podem ser observadas por toda a cidade obras da PMJP que visam mais mobilidade ao trânsito da Capital, como a construção do viaduto sobre a BR-230 e o Binário do Centro, com asfaltamento de toda a Avenida Marechal Deodoro e Manoel Deodato, além da criação de um corredor ligando as avenidas Juarez Távora e Pedro II, cortando a Beira Rio.

Já dentro da política de valorização e revitalização das praças da Capital, implantada pelo prefeito Luciano Cartaxo, entre os beneficiados estão os moradores do Bairro Pedro Gondim, com a reforma da Praça Marechal Castelo Branco, localizada ao lado do Grupamento de Engenharia. Totalmente revitalizada, a praça conta com playground, parque infantil e quadra poliesportiva – com equipamentos para a prática de vôlei, handball, basquete e futebol de salão.

Mais regiões beneficiadas – Além dos bairros citados pelo DMI-VivaReal, a Prefeitura de João Pessoa tem levado obras a diversos bairros nas mais diferentes regiões da Capital, a exemplo do Bairro das Indústrias. Entre as obras realizadas pela PMJP já entregues à população está a reforma e ampliação da Escola Municipal Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque, entregue pelo prefeito Luciano Cartaxo em setembro deste ano. A reforma incluiu a climatização da escola, garantindo mais conforto e bem-estar em sala de aula.

No Bairro das Indústrias também estão sendo executadas as obras de construção do Conjunto Habitacional Anayde Beiriz, dentro do programa Minha Casa, Minha Vida. Dotado de completa infraestrutura, o empreendimento terá 584 moradias tipo duplex, com sala, cozinha, banheiro social e dois quartos. Ao lado do residencial há outra grande obra da PMJP: a Central de Abastecimento Farmacêutico, cuja obra está sendo erguida com recursos próprios e do PPA 2011.

“Imagine, quando o prefeito leva essa ação governamental, junto com o governo federal, para dar acesso à casa própria a quem necessita, ele está levando, automaticamente, escolas, equipamentos comunitários, igrejas, postos de saúde e comércio, pois o comércio começa a se instalar. A tendência é, a partir daí, a área caminhar sozinha, se valorizar sozinha. A cidade é um ser vivo, ela nunca pára, está sempre crescendo, inclusive tanto nas áreas mais antigas como nas mais novas”, destaca Francisco de Assis Cordeiro.