Oficina de pomada fitoterápica leva 40 pessoas ao Cpics Valentina

Por - em 720

Aproximadamente 40 pessoas compareceram à aula prática de fitoterapia realizada no Centro de Práticas Integrativas e Complementares do Valentina (Cpics), nesta quinta-feira (21). A ação, promovida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), levou conhecimento aplicado em medicina natural à população.

Uma das participantes da oficina, a dona de casa Maria da Conceição Oliveira, era uma das mais empolgadas. Dona de uma pequena horta caseira, que também conta com plantas medicinais, ela costuma fazer chás e extratos para cuidar da saúde da família. “Tenho verdadeira paixão pelas plantas medicinais. Pesquiso e leio muito sobre o assunto, quero sempre aprender mais”, disse. Segundo contou, o curso não serve somente para ela e a família. “O que aprendo, repasso para os meus vizinhos, para que eles também se cuidem de forma natural”, disse.

O agente comunitário de saúde Naldo Machado, que já incentiva pacientes a buscar os serviços da medicina natural, também participou da oficina. “Tínhamos pacientes com alergia aos medicamentos convencionais e nos esforçamos para levar o tratamento fitoterápico a essa população, a fim de diminuir os efeitos colaterais. Até agora, os resultados foram ótimos, tanto em casos crônicos como em casos pontuais”, explicou.

Segundo Douglas Leite, coordenador do Cpics Valentina, o objetivo é que outras iniciativas como essa sejam realizadas “A população já tem uma cultura de usar plantas medicinais no dia a dia, mas é preciso esclarecer o modo de aplicação e os efeitos”, complementou.