OPCA apresenta demandas eleitas pelos estudantes da rede municipal

Por - em 691

Nayanne Nóbregaencontro-opca-deyse-euzebio2

O Orçamento Participativo Criança e Adolescente (OPCA) apresentou nesta sexta-feira (25) as demandas eleitas pelos estudantes da rede municipal solicitadas no ano passado. Entre elas estão climatização, sala de informática e construção e reforma de ginásio poliesportivo. O IV Encontro com os Conselheiros do OPCA aconteceu no Centro Cultural Mangabeira, na Capital. Durante o evento, aconteceu o encerramento do Ciclo 2016, com apresentação cultural e exibição de vídeos.

A secretária de educação do município, Edilma Ferreira, ressaltou a importância do OPCA para melhoria da educação municipal. “Queremos construir um futuro em que os próprios estudantes se preocupem com a sociedade e pensem coletivamente para se tornarem um cidadão mais preparado. Essas demandas têm sido uma ferramenta muito importante, pois precisamos saber as necessidade dos alunos, das escolas e avaliarmos o que temos melhorado. Nosso objetivo é deixar a escola mais bonita, acolhedora e humanizada”, avaliou.

Para o secretário do Orçamento Participativo, Roberto Ivens, escutar os alunos é fundamental para implantação de um novo padrão de qualidade do ensino público. “Agradecemos aos professores, educadores, conselheiros e aos estudantes pelo engajamento em prol da educação. Vocês são fundamentais nesse processo e só assim construiremos um futuro melhor. Foi a partir destas demandas que a Prefeitura adotou o novo padrão nas escolas da rede, isso é democracia”, ressaltou.encontro-opca-deyse-euzebio

A estudante Luiza Kérsia, da Escola Municipal Violeta Formiga, agradece o OPCA pelas melhorias nas escolas como climatização, revitalização e reformas. “Para ter uma educação mais avançada e um conforto é necessário essa assistência da prefeitura, deixando a escola melhor do que já é. Nós, estudantes, somos gratos por nos ouvirem”, agradeceu.

Com o OPCA, crianças e adolescentes puderam exercer sua cidadania participando, elaborando e votando propostas sobre quais ações devem ser tomadas para melhorar o ambiente escolar e a comunidade. O Orçamento Participativo Criança e Adolescente é realizado desde 2013, resultado de uma parceria entre o Orçamento Participativo (OP) juntamente com a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec).

De acordo com a coordenadora do OPCA, Raylene Ribeiro, essa escuta estimula o protagonismo e o exercício da cidadania das crianças e adolescentes. “Esse é um processo de sensibilização e estimulação do protagonismo dos estudantes, pois além de eleger demandas e compreender o que precisa ser melhorado nas escolas, eles buscam saber os seus direitos e deveres. Com esse olhar diferenciado da gestão, os alunos se sentem estimulados”, disse.