Operação da PMJP realiza serviços de limpeza e manutenção no Mercado Central

Por - em 560

Michelly Pedrosa

AcaoColetiva_MercadoCentral_Foto_RafaelQueiroz (9)Os comerciantes e clientes que frequentam o Mercado Central vão encontrar um ambiente mais limpo e agradável ao chegar no local a partir desta segunda-feira (18). É que neste domingo (17) a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), realizou uma operação de limpeza e manutenção no local. Cerca de 80 servidores trabalharam durante toda a manhã para garantir o sucesso da ação, que teve como objetivo organizar o espaço público e oferecer mais segurança e comodidade para os frequentadores.

Nesta primeira etapa, as intervenções foram concentradas na parte externa do Mercado e nos pavilhões 1 e 2, onde foram realizados trabalhos de poda de 34 árvores e cortes de ligações clandestinas em 45 pontos, além dos serviços de varrição, lavagem, capinação, desobstrução de galeria e recolhimento de propagandas e entulhos. Também foram instaladas placas de sinalização proibindo a circulação de veículos dentro do Mercado e especificando a área de estacionamento exclusivo para motocicletas.

Durante a operação, foram identificadas e retiradas aproximadamente 100 barracas irregulares, que funcionavam em locais inadequados prejudicando o passeio público e o acesso para os boxes do Mercado. Equipamentos como grades, calhas e tampas de bueiros e esgotos estão sendo recuperadas para melhorar a estética do local. Já as lonas que poluíam visualmente os pavilhões foram removidas e devem ser substituídas por estruturas retráteis padronizadas. Com isso, os comerciantes vão ganhar um espaço mais limpo e protegido do sol.

AcaoColetiva_MercadoCentral_Foto_RafaelQueiroz (1)Além da equipe da Sedurb, também trabalharam na operação agentes da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e das secretarias de Infraestrutura (Seinfra) e Segurança Urbana e Cidadania (Semusb).

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Hildevânio Macedo, a operação deve continuar durante todo o mês de maio no Mercado Central. “Além do serviço de limpeza nos demais pavilhões e galpões do Mercado, também vamos intensificar a fiscalização no local para garantir o reordenamento”, ressaltou o secretário.

Serviço aprovado – Trabalhando há mais de 40 anos no Mercado Central, o comerciante Wildo Cavalcante se sentia prejudicado pelas barracas armadas na área externa. “Atrapalha tanto os clientes que querem circular como a gente que se preocupa em oferecer um serviço com mais qualidade. Agora, com esse serviço da Prefeitura, a gente espera que nosso comércio seja valorizado”, destacou o comerciante.

Aparecida Rodrigues tem uma lanchonete no Mercado Central e nos fins de semana não conseguia abrir o box por conta da ocupação das calçadas. “Eu assino embaixo dessa ação da Prefeitura porque o Mercado estava precisando mesmo de uma limpeza e se a gente conseguir mantê-lo organizado vai ser bom pra todo mundo, para os clientes, turistas que vêm visitar, e para nós que vamos melhorar a renda”, afirmou a comerciante.AcaoColetiva_MercadoCentral_Foto_RafaelQueiroz (3)

Para conscientizar os comerciantes, também serão realizadas ações educativas sobre a importância de manter o Mercado limpo e de conservar os equipamentos de uso comum, além de alertá-los para a necessidade de desocupar o espaço público.

Programação – O próximo a passar por intervenções é o Mercado de Oitizeiro, que já começou a receber visitas da equipe da Sedurb que vai identificar os problemas mais graves e desenvolver ações para saná-los.