Operação de reordenamento continua no Mercado Central
Dando continuidade à operação de reordenamento nos mercados públicos, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) vem realizando uma série de atividades no Mercado Central. Quem visitou o Mercado nesta quinta-feira (21) já pode observar as mudanças.
Na noite desta quarta-feira (20), a equipe da Divisão do Sistema Viário da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) implantou um estacionamento para carga e descarga numa área especifica do mercado. Além disso, também foram instaladas placas de proibição de estacionamento para veículos nas vias de circulação e placas determinando o espaço para estacionamento de motos.
A ação tem como objetivo desobstruir o fluxo no mercado. A equipe da Semob também está realizando um trabalho educativo, orientando os motoristas e motociclistas que transitam pelo local para as mudanças, em especial chamando atenção dos motociclistas para a proibição de trafegar nos corredores internos do mercado. Já na próxima semana, o trabalho passa a ser punitivo.
O secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), José Bezerra, também esteve no Mercado Central para conversar com os comerciantes e apresentar um projeto de padronização para as lonas dos boxes dos Pavilhões 1 e 2. Durante a vistoria, foram definidas questões como tamanho e cor das lonas. A empresa responsável pelo projeto também participou da visita e se comprometeu a confeccionar um modelo do que será instalado ainda nesta semana.
Entendemos a urgência dos comerciantes do pavilhão de frutas e verduras em proteger os produtos do sol e estamos trabalhando para colocar as lonas o mais rápido possível, mas de forma organizada”, afirmou o secretário adjunto.
As equipes da Emlur, Semusb e Seinfra também estão presentes no mercado realizando ações de limpeza, segurança e reparos necessários em calhas e tampas de bueiros.
Para Rosivaldo Santana, comerciante há 20 anos no Mercado Central, a ação já trouxe resultados positivos. “Ficou melhor de andar aqui dentro, a gente consegue trabalhar melhor e já tem gente diferente entrando no mercado para comprar, prova de que a ação vai trazer benefícios para todos”, ressaltou o comerciante.
Mapeamento – A equipe de fiscalização da Sedurb continua fazendo o levantamento do número de boxes ocupados em todo o Mercado. A ação tem como objetivo identificar as áreas que estão sendo sub-utilizadas ou utilizadas de forma inadequada. O mapeamento será feito por etapas e já foi concluído nas áreas dos pavilhões 1 e 2 onde foram interditados 98 boxes por irregularidades.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano da Capital, Hildevânio Macêdo, é importante que estes comerciantes compareçam a secretaria para regularizar a situação. “Durante a operação, observamos que muitos boxes estão fechados, sendo subutilizados, ou até servindo de depósito, além disso, tem muitos comerciantes trabalhando sem alvará de funcionamento, vendendo produtos, como peças de bicicleta, que não condizem com a proposta do mercado”, pontuou. “Por isso, estamos convocando todos os comerciantes que tiveram o box interditado para que o problema seja resolvido o quanto antes”, concluiu o secretário.
Já os 51 comerciantes irregulares que foram retirados da Rua Francisca Moura por estarem em local inadequado impedindo a circulação dos pedestres e clientes foram realocados provisoriamente para uma área em frente ao Galpão 4 (antigo Sacolão).
A operação deve continuar até o fim do mês de maio com o reordenamento de todas as áreas do mercado. No próximo domingo (24), outro mutirão de limpeza será realizado, desta vez na área onde acontece a Feira do Milho, com a retirada dos entulhos e barracas irregulares. O Mercado de Oitizeiro será o próximo a passar pelas intervenções da Sedurb.