Operação já demoliu 70 casas e área ribeirinha no São José será revitalizada
Setenta residências que estavam localizadas em áreas de risco no bairro São José já foram demolidas pela Operação ‘João Pessoa em Ação – Força Municipal de Prevenção de Riscos’, segundo levantamento realizado na tarde desta sexta-feira (27), pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (CMDC).
Após a conclusão das demolições, a área ribeirinha do São José deve passar por um processo de revitalização, dando atenção especial a preservação do meio ambiente. Com a desapropriação das casas, os proprietários foram cadastrados para o recebimento do auxílio aluguel, com apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).
Contando com máquinas retroescavadeiras, cerca de 20 agentes especializados que integram a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) contribuem com a remoção das telhas das residências, demolição das casas e posterior retirada dos entulhos, deixando limpas assim, as margens do rio Jaguaribe.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Noé Estrela, pelo menos 150 imóveis no total devem ser desapropriados, evitando que os moradores passem neste ano, por problemas relacionados a enchentes. “Por conta da proximidade com o rio, muitas dessas casas ficavam alagadas e os moradores perdiam seus móveis, equipamentos eletrônicos e demais utensílios. Com esta ação preventiva, eles não mais passarão por isso”, ressaltou o coordenador.
Outras ações – Ainda nesta sexta-feira (28), a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) realizou a limpeza e desobstrução de galerias pluviais, na BR-230, nas mediações do bairro do Cristo Redentor. Já a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) podou árvores de grande porte em áreas públicas do bairro Pedro Gondim.