Orientadores de estudo da Rede Municipal participam da formação do Pnaic

Por - em 791

Imagens Pacto Nacional pela Alfebetização (1)A Rede Municipal de Ensino de João Pessoa concluiu nesta quarta-feira (12) a etapa 2013 da Formação Continuada dos Professores Alfabetizadores integrantes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). O evento foi realizado no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. O seminário de encerramento acontece nesta quinta-feira (13), no auditório do Hotel Tropical Tambaú, das 9h às 16h.

A iniciativa teve a participação dos orientadores de todo o Estado. Na Rede Municipal de João Pessoa, a formação foi ministrada por 21 orientadores de estudo para 519 professores alfabetizadores. Nesta primeira etapa foi trabalhada a área de linguagem. Já na segunda, que acontece também este ano, a formação será voltada para a área de matemática.

“Temos um déficit histórico no Brasil em relação a aprendizagem das crianças de cinco a oito anos. O Pnaic vem exatamente para ajudar os professores a suprir essa deficiência. É um salto de qualidade muito grande que nós, da Secretaria de Educação, vamos continuar apoiando este ano”, disse o secretário de Educação e Cultura de João Pessoa, Luiz de Sousa Júnior.

A formação é uma parceria da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) com o Governo Federal, pactuado com algumas instituições de ensino superior como a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

Para a coordenadora do Pnaic na Paraíba, Andréa Brito, o programa tem o sentido de promover a cultura da formação nas escolas e dos grupos dos professores das séries iniciais. “Essa cultura vai sendo instituída e depois que o programa tomar seu corpo na própria rede municipal ele vai criar formas próprias de caminhar, de trabalhar seus processos de ensino-aprendizagem na hora da alfabetização”, ressaltou.Imagens Pacto Nacional pela Alfebetização

Alfabetizadores – Durante a formação foram realizados 10 encontros direcionados aos professores alfabetizadores que atuam no ciclo de aprendizagem das séries iniciais (1º, 2º e 3º ano).

Ana Paula é professora pedagoga da Escola Municipal Nazinha Barbosa, e agora é uma orientadora formada pelo Pnaic. Para ela, a formação vai permitir levar novos conhecimentos para a sala de aula. “É uma ferramenta a mais, já que trabalhamos com crianças. Foi uma formação voltada para a prática, onde podemos potencializar o uso dos materiais que a escola já tem como, por exemplo, o uso dos livros paradidáticos”, explicou.

Pacto – A Prefeitura de João Pessoa aderiu ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em 2012, em parceria com o Ministério da Educação e Cultura (MEC), que tem compromisso formal com Estados e municípios de todo o país.