Orquestra Sinfônica de JP faz concerto didático no Alto do Mateus

Por - em 545

OS_municipal_foto_rafaelpassos (22)A Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) abre a temporada 2015 de concertos didáticos voltados para crianças e adolescentes, nesta terça-feira (24), às 15h, no Centro da Juventude Tony Cássio Estrela, no Alto do Mateus. Os concertos didáticos sempre acompanham o calendário de apresentações oficiais da Orquestra, tendo a preocupação de introduzir o alunado da rede pública no universo musical por meio deu ma abordagem facilitada, guiada pelo maestro assistente Gustavo de Paco.

O programa segue a base do repertório explorado no concerto oficial, realizado no último dia 14, com obras regionais e do Movimento Armorial, fundado por Ariano Suassuna, o Classicismo de Bach, chegando ao folclore com traços clássicos de Villa-Lobos – um passeio pela contribuição que cada compositor gravou à sua época na história da música erudita. Vinte e três integrantes, distribuídos em maioria pelo naipe de cordas, participarão.

“Tanto para eles, quanto para nós, esta é uma ocasião especial de poder apresentar-lhes a sonoridade de cada instrumento isolado e a força da combinação de dezenas deles numa música”, pontua o argentino Paco, que é também professor de flauta transversal da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A experiência é um mergulho nas obras clássicas e do cancioneiro popular, explicada com bom humor e didatismo, visto que para a maioria dos jovens, orquestras são uma realidade vista apenas pela TV. “Apresentamos músicas que facilitam a imersão neste contato inicial”, completa o regente.

Esta vocação pedagógica é um dos eixos de atuação da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa, mantida pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), que tem na música um forte aliado no processo de aprendizado das crianças em idade escolar e no despertar do interesse face a face com o instrumento. “A comunidade merece conhecer o trabalho sério que a Orquestra desenvolve em cada bairro e núcleo”, conclui o gerente-executivo do corpo, o contrabaixista Hector Rossi.

Concerto didático:
Data: 24/03 (terça-feira)
Horário: 15h
Local: Centro da Juventude Tony Cássio Estrela, Alto do Matheus (R. Luiz Pimentel Batista, Alto do Mateus)

Programa:

– “Pequena Serenata Noturna”(A. Mozart);
-Concerto de Bach para dois violinos em Ré menor (1° movimento);

– Prelúdio das BachianasBrasileiras n° 4 (H. Villa-Lobos);

– “Asa Branca” (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira), em versão armorial de Cussy de Almeida;

– “Galope” (em estilo de cantoria armorial, de César Guerra-Peixe);

– “Mourão” (C. Guerra-Peixe).