Orquestra Sinfônica Municipal faz concerto para crianças e adolescentes
Por alguns instantes a inquietação, algo que é natural entre crianças e adolescentes, dá lugar ao silêncio e a atenção. Pelo menos foi o que aconteceu na tarde desta terça (24), durante a apresentação do concerto didático da Orquestra Sinfônica Municipal (OSMJP) no bairro do Alto do Mateus, na Capital.
A apresentação aconteceu no Centro de Referência da Juventude Tony Cássio Estrela, e marcou a abertura da temporada de concertos da orquestra, que ainda irá se apresentar em escolas da Rede Municipal de Ensino durante o mês de abril. O objetivo dos concertos didáticos, segundo o gerente- executivo da OSMJP, Hector Rossi, é despertar o interesse das crianças e adolescentes a aprender algum instrumento musical.
“Hoje eles estão assistindo, mas queremos mostrar que eles também são capazes de tocar qualquer instrumento. Estamos apresentando a parte de cordas da orquestra (violino, viola, violão violoncelo e contra-baixo), depois eles terão a oportunidade de conhecer outros instrumentos, como os de percussão e metal”, disse.
A atenção ao ouvir clássicos de nomes da musica erudita como Mozart e Sebastian Bach e do cancioneiro popular, como Luiz Gonzaga, logo deu lugar a curiosidade. Isso porque nos intervalos da apresentação a plateia pode interagir com os músicos da orquestra e tirar dúvidas sobre os instrumentos.
Ana Beatriz, 6, por exemplo, não sabia que o arco usado para extrair o som do violino era feito com crina de cavalo. Mas ela gostou mesmo foi do contato com o instrumento. “Gostei. Achei o som bonito”, disse em poucas palavras, mas sem esconder a alegria com o concerto.
Concerto, aliás, que foi acompanhado por muitos pais. A dona de casa Érica Escarllete, que estava só de passagem, mas resolveu parar e ficar para acompanhar o restante da apresentação. Acompanhada do filho, Luiz Paulo, 8, ela revela o desejo de que a música sensibilize o filho para que ele possa seguir carreira.
“Sempre foi um sonho meu de criança, mas não pude dar sequência. Hoje em dia, com tantas atribuições, não posso me dedicar a esse sonho. Mas, se depender de mim, meu filho vai ter todo incentivo para seguir carreira musical”, concluiu.
O concerto acabou no final da tarde, mas a experiência musical para as crianças e adolescentes do Alto do Mateus terá continuidade. A partir do mês de abril a Orquestra Sinfônica Municipal irá ministrar aulas gratuitas no Centro de Referência do bairro.