Ortotrauma capacita servidores sobre prevenção de trombose com uso de anticoagulantes

Por Thadeu Rodrigues - em 912

O Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio de Miranda Burity (Ortotrauma) realizou, nesta sexta-feira (4), uma capacitação sobre a prevenção de trombose a partir do uso de anticoagulantes orais. O evento faz parte do processo de educação dos trabalhadores de saúde da unidade hospitalar.

A capacitação, que reuniu funcionários e estudantes da área, teve duas palestras, sendo uma ministrada pela médica hematologista Sandra Sibele, especialista em hemostasia e trombose, e outra pelo presidente da Sociedade de Angiologia e Cirurgia Vascular de Pernambuco, Paulo Ricardo Vasconcelos.

A diretora-geral do Complexo Hospitalar de Mangabeira, Fabiana Araújo, destaca a utilidade de proporcionar um momento para discussão de um tema importante no contexto hospitalar com profissionais renomados. “Eles apresentaram trabalhos científicos sobre a prevenção à trombose, destacando novidades sobre o tema e contribuindo para a qualificação dos nossos colaboradores na própria unidade hospitalar, evitando que eles se deslocassem. Além disso, damos nossa contribuição aos estudantes que fazem estágio supervisionado e para a população que vai ser melhor atendida”, afirmou.

O Complexo Hospitalar de Mangabeira é referência na cirurgia de urgência e emergência das áreas abaixo do joelho e do cotovelo. A médica hematologista Sandra Sibele afirma que em algumas cirurgias ortopédicas há o risco de trombose, principalmente no pós-operatório, devido à imobilidade do paciente neste período. Mas isto varia conforme cada paciente.

“De acordo com os protocolos de anticoagulação, os idosos são mais suscetíveis à trombose. Mas cada caso é um caso, então, os medicamentos anticoagulantes são administrados de forma a evitar trombose no pós-operatório e também previamente para não haver sangramento em excesso durante a cirurgia”, explica a médica.