Ortotrauma comemora Dia do Assistente Social com seminário temático

Por Thadeu Rodrigues - em 1025

O Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio de Miranda Burity (Ortotrauma) realizou nesta quinta-feira (11) o I Seminário de Serviço Social e Saúde, em alusão ao Dia do Assistente Social, comemorado em 15 de maio. Na presença de profissionais de várias instituições e de estudantes da área, foram apresentados os desafios da profissão no contexto hospitalar.

A diretora-geral do Complexo Hospitalar de Mangabeira, Fabiana Araújo, ressaltou a importância desse profissional na gestão de uma unidade de saúde.  “Deparamo-nos com várias vivências, como a do morador de rua, a da pessoa sem documentos, ou das vítimas de agressão, por exemplo. A seguridade social tem como pilares a Previdência Social, a saúde e assistência social, e o hospital se depara com a necessidade desse tripé, cabendo ao assistente social acolher e coordenar ações em prol do cidadão, do resgate de direitos e na produção de políticas públicas”.

O coordenador de Serviço Social, Edval Avelino, afirma que é o assistente social que faz a inserção do paciente na unidade hospitalar. “O trabalho do assistente social é observar a realidade de todos, orientando e apoiando os pacientes. Temos a função social de reduzir as desigualdades que possam ocorrer em um local em que estejam diversos grupos sociais”, explicou.

A palestra de abertura foi ministrada pela mestre em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Merilin Carneiro, que falou sobre os desafios colocados ao assistente social que atua na área de saúde. O tema foi debatido pela residente especialista em Atenção ao paciente crítico e mestranda em Serviço Social pela UFPB, Fernanda Marques. Também participou do evento a promotora da Saúde de João Pessoa, Maria das Graças Azevedo.

Mesa de diálogo – No turno da tarde ocorreu uma mesa de diálogo para a troca de conhecimentos e experiências com a exposição dos trabalhos de conclusão de curso de ex-estagiários do Complexo Hospitalar de Mangabeira.

Os temas foram: Os aspectos da precarização do SUS à luz dos assistentes sociais (Ruhama Alberto); Abandono de idoso no âmbito hospitalar (Crislene Gomes) e Acolhimento humanizado: possibilidades e desafios do Serviço Social em ambiente hospitalar (Wanessa Ramony).

Enfermagem – Nesta sexta-feira (12), o Complexo Hospitalar de Mangabeira comemora o Dia da Enfermagem com uma programação de duas palestras, sobre feridas e curativos e sobre ressuscitação cardiorrespiratória, a partir das 9h. No turno da tarde, serão oferecidos serviços de beleza aos profissionais da enfermagem.