Ortotrauma de Mangabeira comemora Dia do Assistente Social

Por - em 591

O Complexo Hospitalar Mangabeira Governador Tarcísio Burity (Ortotrauma) comemorou, nesta quarta-feira (15), o Dia do Assistente Social. O evento reuniu assistentes sociais e funcionários da casa de saúde no auditório, para um coquetel alusivo à data.

Para o gerente de Cuidados Terapêuticos do Ortotrauma, Edival Avelino, o Dia do Assistente Social é uma data para comemorar as conquistas do profissional no seu campo de trabalho. “Ele é responsável pelo acolhimento humanizado do usuário, trabalho essencial para um bom serviço em saúde”, disse.

Profissão – O profissional de Serviço Social realiza um trabalho essencialmente sócio-educativo e está qualificado para atuar nas diversas áreas ligadas à condução das políticas sociais públicas e privadas. O seu trabalho tem como principal objetivo responder às demandas dos usuários dos serviços prestados, garantindo o acesso aos direitos assegurados na Constituição Federal de 1988 e na legislação complementar.

É também responsável por fazer uma análise da realidade social e institucional, e intervir para melhorar as condições de vida do usuário. A adequada utilização desses instrumentos requer uma contínua capacitação profissional no intuito de aprimorar seus conhecimentos e habilidades nas diversas áreas de atuação.

Razão da data – Em 15 de maio de 1891, o Papa Leão XIII publicou a Encíclica “Rerum Novarum”, apresentando ao mundo católico os fundamentos e as diretrizes da Doutrina Social da Igreja. Os assistentes sociais europeus assumiram o documento e os ensinamentos ali contidos. No Brasil, o Serviço Social foi criado em 1936, também a partir de iniciativas da Igreja Católica. A profissão cresceu sob a liderança dessa instituição e, até o início dos anos 1960, recebeu a influência direta e decisiva de sua doutrina.