Ortotrauma de Mangabeira cria Programa de Educação Continuada da UTI

Por - em 485

O Complexo Hospitalar Mangabeira Governador Tarcísio Burity (Ortotrauma) está realizando o Programa de Educação Continuada da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da casa de saúde. O objetivo é capacitar os funcionários do setor para oferecer assistência qualificada ao paciente e reduzir efeitos adversos.

De acordo com o gerente da UTI, o médico André Macêdo, a educação continuada para os profissionais que trabalham em UTIs é importante principalmente para prevenir situações como a sedação excessiva do interno e a transmissão de infecções. “O foco principal do programa é a reciclagem profissional”, disse.

Durante os encontros, os profissionais têm a oportunidade de tirar dúvidas sobre todos os temas pertinentes à UTI e de aprender mais sobre o uso de novos medicamentos e tecnologias. No segundo encontro, realizado sábado passado (18), também participaram médicos e enfermeiros do Hospital Municipal Santa Isabel. “Várias parcerias estão sendo criadas com a participação de laboratórios e faculdades”, ressaltou o gerente.

Pioneirismo – A UTI do Ortotrauma é a única da rede municipal de saúde na Paraíba que possui um cicloergômetro em atividade. Esse equipamento facilita a fisioterapia intensiva que deve ser feita em pacientes acamados há muito tempo. Outra vantagem oferecida pelo hospital aos seus usuários é o uso de camas com balança, um pioneirismo no município. “Elas permitem que o médico acompanhe o peso do paciente internado”, contou André.