Ortotrauma desempenha serviço humanizado e realiza palestra
Thadeu Rodrigues
O Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio de Miranda Burity (Ortotrauma) executa uma gestão de humanização aos pacientes, acompanhantes e funcionários, por meio das equipes de Psicologia e de Serviço Social. Nesta sexta-feira (26), pela manhã, será realizada uma palestra em comemoração ao Dia do Psicólogo (27), com o tema “Motivação e liderança na era dos superumanos”.
A diretora-geral do Ortotrauma, Fabiana Araújo, destaca a importância de um atendimento humanizado a todos os envolvidos no ambiente hospitalar. “Neste ano, nós implementamos diversas ações para um melhor acolhimento psicossocial do paciente e suas famílias. Criamos o Espaço do Cidadão, em que os pacientes e os acompanhantes são ouvidos, e as rodas de diálogo, com o mesmo público, realizadas aos finais de semana, de forma mais interativa”.
Além do diálogo, os pacientes têm acesso a atividades lúdicas, como as oficinas de arte. De acordo com a psicóloga Ana Nery, em cada mês há um tema diferente. “Em maio, os trabalhos eram em alusão ao Dia das Mães e, em junho, ao São João, por exemplo. É muito gratificante ver que as pessoas participam das atividades e que isto faz bem a elas”, contou a profissional.
Ana Nery fará a palestra nesta sexta-feira abordando a atenção aos colaboradores do ambiente hospitalar. “Nesta palestra, eu falo sobre a questão da autoestima, para resgatar a motivação e as relações interpessoais dos profissionais. É preciso exercitar o poder da mente para sobrevivermos no século XXI, em que a sociedade está mecanizada nesta era midiática. Precisamos acabar com a competitividade e adotarmos a cooperação”, opinou.
O Complexo Hospitalar de Mangabeira disponibiliza 26 psicólogos em todas as áreas de atuação, com destaque para o Pronto Atendimento em Saúde Mental (PASM) que, só no primeiro semestre deste ano, atendeu 1.859 pacientes em casos de surtos psicóticos e de depressão, ansiedade aguda e agitação psicomotora, além de abstinência ao alcoolismo e drogas ilícitas.
Conforme a coordenadora do PASM, Thais Cavalcanti, haverá uma apresentação sobre as atividades do serviço ao longo deste ano. “Nosso papel é de melhorar a qualidade do atendimento. O paciente, muitas vezes, está numa situação estressante, e cabe a nós resgatá-lo do vazio da dor, aliviando suas angústias e ansiedades”.