Ortotrauma realizou 128 mil exames de laboratório e 67 mil radiografias em sete meses

Por Thadeu Rodrigues - em 1009

O Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio de Miranda Burity (Ortotrauma) realizou 128.029 exames laboratoriais, no acumulado de janeiro a julho deste ano, o que representa um aumento de 9,36% sobre o que foi registrado no mesmo período de 2016 (117.069). Quanto aos exames por imagem, foram feitas 67.493 radiografias, 7,94% acima do que foi registrado no mesmo período do ano anterior (62.527).

A realização de exames é essencial para definir os cuidados com um paciente, sobretudo numa unidade hospitalar de urgência e emergência, de acordo com a diretora-geral do Complexo Hospitalar de Mangabeira, Fabiana Araújo.

“Na admissão do paciente na Urgência, o médico ortopedista solicita os exames no Centro de Imagem, geralmente radiografia para, a partir dos resultados, realizar uma conduta. Também são realizados exames laboratoriais pela Gerência de Patologia e Hematologia. Se há indicação de cirurgia, é preciso saber o risco cirúrgico, se o paciente tem alguma deficiência renal ou problema cardiológico, por exemplo”, explica diretora.

A Gerência de Patologia e Hematologia realiza exames bioquímicos, hematológicos, sorológicos, imunológicos e de uroanálise. Já o Centro de Imagem realiza, além de radiografia, ultrassonografia (2.193, de janeiro a julho), endoscopia (375) e tomografia (761).

Fabiana Araújo destaca que a cada ano o Ortotrauma supera a quantidade de procedimentos realizados no ano anterior. “Está tudo interligado. São feitas mais consultas e mais cirurgias, que demandam realização de mais exames. Nós otimizamos o serviço para atender mais pessoas em menos tempo e suprir a demanda da população, que só não está maior devido ao aumento da rede de UPAs em nossa cidade”, frisa a gestora.

O Complexo Hospitalar de Mangabeira realizou 173.328 consultas, atendimentos ambulatoriais e acompanhamentos, no acumulado de janeiro a julho deste ano. No mesmo período foram registradas 3.311 cirurgias com internamento dos pacientes, além de 7.372 procedimentos cirúrgicos simples, em que o paciente recebe alta no mesmo dia.

Salvar