Ortotrauma já realizou aproximadamente 4,8 mil cirurgias este ano

Por Thibério Rodrigues - em 991

O Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio de Miranda Burity (Ortotrauma) realizou aproximadamente 4,8 mil cirurgias no período de janeiro até setembro deste ano, o que equivale a uma média de 530 cirurgias mensais. Já em todo o ano passado, foram realizadas 5,7 mil cirurgias, registrando uma média de 475 procedimentos ao mês.

De acordo com a diretora geral do Ortotrauma, Fabiana Araújo, o quantitativo de procedimentos realizados pela equipe do hospital tem crescido a cada ano. “Se compararmos ao ano de 2012, por exemplo, temos um aumento de 100% no número de cirurgias realizadas no hospital”, afirmou.

A unidade hospitalar é referência no Estado da Paraíba em cirurgia de urgência e emergência de áreas abaixo do cotovelo e abaixo do joelho, conforme pactuação firmada com o Ministério da Saúde. Do total de cirurgias realizadas nos nove primeiros meses de 2018, 85% correspondem à especialidade de ortotraumatologia.

Sobre os casos mais recorrentes que dão entrada na unidade hospitalar, a diretora geral faz um alerta aos motoristas de carro e pilotos de moto. “Os mais frequentes são as fraturas, em sua maioria, decorrentes de acidente de trânsito”, destacou Fabiana Araújo.

O Complexo Hospitalar de Mangabeira, que integra a rede municipal de saúde de João Pessoa, também realiza pequenas cirurgias sem internamento, consultas, exames laboratoriais e por imagem, tratamentos de recuperação motora por meio do Centro de Reabilitação e Tratamento da Dor (Cendor) e urgência psiquiátrica por meio do Pronto Atendimento em Saúde Mental (Pasm).