Ortotrauma realiza 227 atendimentos e 12 cirurgias no feriadão
O Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio de Miranda Burity (Ortotrauma) realizou 227 atendimentos no período das 19h da sexta-feira (30) às 7h desta segunda-feira (2). Houve 117 atendimentos na ortopedia e 110 na clínica médica. No período, que compreende cinco plantões de 12 horas, foram feitas 12 cirurgias.
“Nós preparamos nossa equipe para esses plantões do feriadão. Todos os coordenadores estavam à disposição para o caso de ocorrer alguma emergência e acionarem equipes extras. Mas isto não foi necessário porque o atendimento seguiu dentro do esperado. Em parte, isto é devido ao funcionamento da UPA de Cruz das Armas, um equipamento que está cumprindo sua função de atender a população daquela região”, afirmou a diretora-geral do Complexo Hospitalar de Mangabeira, Fabiana Araújo.
Entre as cinco escalas de plantão, o Complexo Hospitalar de Mangabeira contou com o trabalho de 700 profissionais, entre 205 técnicos de enfermagem, 95 médicos, 90 enfermeiros, 87 auxiliares de serviços gerais, 26 recepcionistas e 20 assistentes sociais.
A unidade hospitalar estava preparada para realizar um número maior de cirurgias, caso fosse necessário. Em cada plantão, as equipes prepararam 20 campos com material esterilizado para executar procedimentos cirúrgicos. A partir de pactuação firmada com o Ministério da Saúde, o Complexo Hospitalar de Mangabeira é referência em cirurgia de urgência das áreas abaixo do joelho e do cotovelo.