Ortotrauma realiza ação de promoção à saúde no Conjunto Residencial Irmã Dulce

Por - em 772

D R T . R J . 15855.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio de Miranda Burity (Ortotrauma), realiza nesta sexta-feira (20) ação de prevenção e promoção à saúde no Conjunto Residencial Irmã Dulce, no bairro Colinas do Sul. O evento começa às 8h e segue durante toda a manhã.

A ação conta com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e terá a assistência de médicos e de equipe multiprofissional do serviço, com a oferta de avaliação clínica, aferição de pressão arterial, exames de análises clínicas, eletrocardiograma, orientações sobre cuidados com saúde e corte de cabelo.

“Todos os meses realizamos ações sociais e preventiva nas comunidades, com objetivo principalmente de orientar sobre os cuidados essenciais à saúde, com intuito de diminuir danos”, ressaltou Fabiana de Araújo, diretora-geral do Ortotrauma.

“Durante as ações, fazemos uma fala também sobre os riscos no trânsito e alertamos principalmente, para importância de as pessoas dirigirem com cautela e responsabilidade, já que quando há acidentes, mesmo sem dano fatal, geralmente as sequelas são gravíssimas”, completou.

Atendimentos – Em 2017, o número de internações no Ortotrauma cresceu 18,91% em relação a 2016. Houve 7.660 internações, no ano passado, e 6.442 no ano anterior. Do total de internados, 58,93% são residentes em João Pessoa (4.514) e 41,07% (3.146) nos demais municípios da Paraíba. Só no mês de março de 2018, foram realizadas 520 cirurgias.

Do total das 7.660 internações, 64% correspondem a usuários do sexo masculino e 36% do sexo feminino. De acordo com a diretora, os números podem sinalizar a imprudência dos homens no trânsito.

Os principais diagnósticos dos internados no Complexo Hospitalar de Mangabeira, no ano passado, foram fratura do antebraço, fratura do tornozelo, fratura do punho, da mão e do pé.