Ortotrauma realiza palestra sobre o Dia Mundial de Conscientização do Delirium

Por Rebeka Paiva - em 593

D R T .R J .15855 Ivomar Gomes Pereira.

O Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio Burity (Ortotrauma) realizou nesta quarta-feira (13) uma palestra sobre ‘estado confusional agudo’, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Delirium, celebrado neste dia 13 de março. A palestra ocorreu no auditório da unidade e foi ministrada pela médica Keilha da Silva Andrade.

“O estado confusional agudo é um tema atual, extremamente importante até para os nossos profissionais, para que eles possam replicar em todos os espaços públicos que eles ocupam e atentar que o delirium tem inúmeras complicações com perda de qualidade de vida e riscos. Diante dessa situação, temos que debater, conversar e dialogar sobre o tema”, explica a diretora-geral do Ortotrauma, Fabiana Araújo.

Ela explica ainda que, com o aumento da média da expectativa de vida dos brasileiros, há um declínio cognitivo da percepção dos conhecimentos, com o passar do tempo. “Dentro do hospital os pacientes idosos acabam perdendo um pouco da capacidade de orientação de tempo e espaço, e isso repercute inclusive após a alta hospitalar”, comentou ela.

De acordo com Fabiana Araújo, o objetivo do hospital não é apenas atender o paciente diante da sua situação de doença, mas também dar uma perspectiva à família e uma maior assistência para uma saúde integralizada.

 Estado Confusional Agudo – O termo é utilizado na prática médica para a designação de delirium, uma síndrome neuropsiquiátrica aguda decorrente de uma patologia orgânica subjacente. O delirium ocorre em até 50% dos idosos internados em hospitais, até 80% dos idosos admitidos na UTI e em 1 a 2% da população geral, e possui vários fatores desencadeantes, como causas neurológicas, infecciosas, nutricionais e outras.

Imagens: Ivomar Gomes