Ortotrauma registra 499 atendimentos e 23 cirurgias durante Carnaval

Por Thadeu Rodrigues - em 587

O Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio de Miranda Burity (Ortotrauma) realizou 499 atendimentos no período das 19h da sexta-feira (24) até as 7h desta quarta-feira (1). Durante o Carnaval, foram feitos 268 atendimentos de urgência na ortopedia, 121 consultas com cirurgiões, 94 na clínica médica e 16 com profissionais de buco maxilo facial.

A unidade hospitalar registrou a realização de 23 cirurgias, sendo 20 de ortopedia, duas cirurgias gerais e uma de buco maxilo facial. Conforme a diretora-geral, Fabiana Araújo, toda a movimentação já era esperada e houve um preparo para o aumento da demanda no período de Carnaval.

“Deixamos enfermarias disponíveis para o Carnaval e também fizemos um preparo no que se refere às cirurgias. As equipes de plantão trabalharam todo o tempo com reserva de materiais esterilizados para executar os procedimentos cirúrgicos que pudessem ocorrer acima da média”, afirma Fabiana Araújo.

O dia com o maior número de atendimentos foi a segunda-feira (27). Apenas pela manhã, foram realizados 92, embora tenha havido apenas uma cirurgia no turno. Conforme a direção, tudo ocorreu conforme a programação.

O Complexo Hospitalar de Mangabeira é referência em cirurgias de urgência e emergência nas regiões abaixo do cotovelo e abaixo do joelho, realiza pequenas cirurgias sem internação, consultas médicas ambulatoriais, exames laboratoriais e por imagem (radiografia, ultrassonografia, tomografia e endoscopia), tratamentos de recuperação motora por meio do Centro de Reabilitação e Tratamento da Dor (Cendor) e atende urgência psiquiátrica por meio do Pronto Atendimento em Saúde Mental (PASM).