Ouvidores da Saúde de João Pessoa capacitam técnicos que atuarão na Ouvidoria do SUS de Cabedelo

Por Ascom/SMS - em 892

Os profissionais da Ouvidoria Setorial de Saúde de João Pessoa participaram nesta terça-feira (12), no Instituto de Educação Superior da Paraíba (Iesp), de uma oficina para capacitar técnicos que irão atuar na Ouvidoria do SUS de Cabedelo. O trabalho desenvolvido na Capital será utilizado como referência para a cidade vizinha.

De acordo com a ouvidora da Saúde de João Pessoa, Alcilene Figueiredo, a parceria teve início há dois meses com apresentação dos serviços, instalações e processo de informatização aos profissionais da Prefeitura de Cabedelo. “Eles usarão nosso modelo como referência para dar sequencia às atividades e melhor atender aos usuários daquele município”, destacou.

Para o ouvidor do SUS em Cabedelo, Francisco Assis Felix da Silva, a colaboração da Prefeitura de João Pessoa está sendo proveitosa para melhorar o atendimento que era feito aos usuários do SUS até o momento. “Diante disso, estamos estruturando essa ouvidoria para ser um elo entre a gestão e o usuário da saúde”, afirmou.

Referência para outras cidades, em setembro do ano passado, a Ouvidoria Setorial da Saúde recebeu profissionais da Ouvidoria do SUS de Natal, que vieram conhecer a qualidade do serviço de transparência pública desenvolvido na capital paraibana, assim como os resultados alcançados.

Como funciona – Criada em 2005 e compondo a rede de ouvidorias de João Pessoa, a Ouvidoria Setorial de Saúde funciona como um controle de qualidade dos serviços de saúde, auxiliando na busca de soluções para os problemas, sendo um canal de comunicação direta entre a comunidade e a Secretaria Municipal de Saúde, entendendo o usuário do SUS como cidadão com direitos que precisam ser respeitados.

O serviço funciona com base na participação direta do usuário, onde os colaboradores da Rede Municipal de Saúde registram as demandas e garantem o sigilo das identidades das pessoas. Porém, se o assunto estiver relacionado à demora de consultas, a identificação do usuário é necessária para o andamento do processo.

A comunidade pode utilizar os serviços da Ouvidoria, registrando sua demanda, através de telefone pelo número 160; email (ouvidoriasaude@joaopessoa.pb.gov.br); por carta ou pessoalmente na sede do órgão, localizado na Avenida Epitácio Pessoa, nº 1324, Torre. O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h30.

Buscando uma maior cobertura do município, a SMS também dispõe de 17 ouvidorias descentralizadas que estão localizadas nos cinco distritos de atuação, distribuídas nos hospitais, Centros de Atenção à Saúde (Cais), Vigilância Sanitária, Gerência de Regulação, Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) e UPA Célio Pires de Sá, no Valentina.