Ouvidoria da Saúde faz palestra de conscientização para profissionais e usuários do Cais Cristo

Por Thibério Rodrigues - em 811

Dentro da programação da Semana Municipal de Transparência, a Ouvidoria Setorial da Saúde realizou, nesta quarta-feira (15) uma tarde de sensibilização para os profissionais e usuários do Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais) Cristo sobre a função de uma ouvidoria dentro de uma instituição.

Durante o evento, a ouvidora da Saúde, Alcilene Figueiredo, explicou aos usuários a importância de se procurar à ouvidoria para fazer alguma sugestão, elogio, reclamação ou denúncia sobre os serviços prestados na saúde municipal. “É fundamental essa interação entre o ouvidor e o usuário para que ele possa colocar suas necessidades junto à gestão. Nossos relatórios chegam à Ouvidoria Geral do Município e ao Ministério da Saúde”, afirmou.

A Ouvidoria Setorial da Saúde está ligada a Ouvidoria Geral do Município e se divide em mais 17 ouvidorias descentralizadas, incluindo os quatro hospitais da rede municipal, duas unidades de pronto atendimento, três centros de atenção especializada, cinco distritos sanitários, Vigilância Sanitária, Regulação e Gerência de Medicamentos.

A dona de casa, Itamara Batista, é usuária do Cais Cristo, nunca utilizou a Ouvidoria, mas acha importante que a população tenha esse canal de comunicação com a gestão. “É bom saber que tem alguém no serviço que pode ouvir alguma insatisfação ou sugestão para que o atendimento possa melhorar”, disse.

“Muitas vezes o usuário chega com uma dúvida e a ouvidoria serve também para esclarecer essa dúvida e ao mesmo tempo auxiliar no planejamento da gestão quando recebe alguma reclamação ou sugestão”, comentou Felipe Herculano, ouvidor do Cais Cristo.

Além da palestra ministrada pelos ouvidores, o evento contou com apresentação do coral de libras do Cais Cristo e um lanche coletivo para profissionais e usuários do serviço.

Ainda dentro da programação da Semana da Transparência, os ouvidores da saúde foram homenageados pela Ouvidoria Geral do Município. A homenagem aconteceu na terça-feira (14) na Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Números – No ano passado, a Ouvidoria Setorial da Saúde recebeu 4.077 demandas dos usuários dos serviços e conseguiu repassar um total de 81% de respostas para essas pessoas. Nos dois primeiros meses deste ano, já foram registradas 680 demandas.

Ouvidoria da Saúde – Com uma escuta qualificada para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a Ouvidoria Setorial de Saúde está ligada à Ouvidoria Geral de João Pessoa atende à população por meio do número de telefone 160, além de outros canais como o e-mail (ouvidoriasaude@joaopessoa.pb.gov.br), por carta ou pessoalmente na sede do órgão, localizada à Avenida Epitácio Pessoa, nº 1324, Torre. O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira das 8h às 14h.