Ouvidoria da SMS realiza palestra voltada ao cuidado e atendimento humanizado nos serviços

Por - em 562

Rebeka Paiva

A Ouvidoria Setorial da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza nesta segunda-feira (6) o II Encontro sobre Discriminação Racial, Assédio Moral e Respeito à Livre Orientação Sexual. Voltado a todos que compõem a SMS, as palestras acontecerão das 14h às 17h, no auditório da Diretoria de Atenção a Saúde (DAS), na sede da SMS, localizada na Avenida Júlia Freire, n°1.324, Torre.

De acordo com a ouvidora da Saúde, Alcilene Figueiredo, o Encontro tem como objetivo a construção de uma reflexão sobre a humanização e a qualidade de uma política de cuidado nos serviços de saúde.

“Apesar de não recebermos uma quantidade significativa de demandas sobre o tema abordado é importante estarmos sempre qualificando nossos servidores para esse tipo de atendimento, ofertando, dessa forma, um cuidado mais humanizado à população”, explica Alcilene Figueiredo.

O coordenador de Promoção a Cidadania LGBT e Igualdade Racial da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), Roberto Maia, irá ministrar a palestra sobre ‘Respeito à Livre Orientação Sexual. Sobre ‘Discriminação Racial’ a palestrante será Francisca Lopes, advogada e assessora jurídica da Ouvidoria Geral do Município e, para falar de ‘Assedio Moral’, Dr. Marcelo Galvão, advogado e analista do seguro social (INSS) e pós-graduado em Direito Empresarial.

A ouvidora da SMS ressalta que o público alvo do Encontro são os servidores da saúde municipal, mas caso alguém da população sinta interesse no tema e queira participar o espaço está aberto.

Ouvidoria da Saúde – O serviço funciona com base na participação direta do usuário, onde os colaboradores da Rede Municipal de Saúde registram as demandas e garantem o sigilo das identidades das pessoas. Porém, se o assunto estiver relacionado à demora de consultas, a identificação do usuário é necessária para o andamento do processo.

A comunidade pode utilizar os serviços da Ouvidoria registrando sua demanda através de telefone pelo número 160; email (ouvidoriasaude@joaopessoa.pb.gov.br); por carta ou pessoalmente na sede do órgão, que fica na Avenida Epitácio Pessoa, nº 1.324, Torre. O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h.