PAA garante comida a 58 mil pessoas em situação de vulnerabilidade em JP e beneficia agricultores

Por Fátima Sousa - em 748

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), executado pelo Governo Federal, em parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), garantiu, no período de março a setembro deste ano, comida na mesa de 58.850 pessoas na Capital, o que corresponde a aproximadamente 10 mil famílias em situação de vulnerabilidade. Para isso, foi disponibilizado o montante de R$ 690 mil, na modalidade compra com doação simultânea do Programa, referente ao exercício de 2017.

O Programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e aquelas atendidas pela rede socioassistencial, por meio de equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional.

Na PMJP, o PAA é executado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), por meio da Diretoria de Economia Solidária Segurança Alimentar e Nutricional (Dessan). Com o objetivo de promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar, o PAA, no exercício de 2017, adquiriu 356 toneladas de alimentos da agricultura familiar, beneficiando 300 agricultores de João Pessoa, Alhandra, Pitimbu e Pedras de Fogo.

“Os alimentos foram doados ao Banco de Alimentos da PMJP, que faz a distribuição para as famílias através de unidades municipais e entidades socioassistenciais cadastradas”, diz Joaquim Pinto Filho, coordenador do PAA em João Pessoa. O orçamento do PAA é composto por recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA).

Os produtos são liberados para 12 Centros de Referência da Assistência Social (Cras), cinco Cozinhas Comunitárias, 10 casas de acolhimento e 39 entidades socioassistenciais. Foram distribuídos alimentos a 9.918 famílias.