Parceria com TRT beneficia alunos de escolas municipais com curso de inclusão digital
Max Oliveira
Como resultado do bom desempenho em sala de aula, 17 alunos da Escola Municipal João Santa Cruz, localizada no bairro de Oitizeiro, ganharam uma grande oportunidade de se preparar para o mercado de trabalho na área de informática a partir desta segunda-feira (25). É que o grupo, formado por jovens com idade entre 15 e 18 anos, integra a nova turma do Projeto de Inclusão Digital ‘e-Saber’. A parceria para desenvolver essa iniciativa foi firmada entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e o Tribunal Regional do Trabalho (TRT).
As aulas acontecem todas as segundas e terças-feiras, no horário das 14h às 16h, no laboratório de informática da Setic, no Fórum Maximiano Figueiredo, Centro. A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), faz o transporte dos alunos no percurso de ida e volta da escola até o local do curso.
“Hoje em dia existe uma pré-disposição muito grande por parte dos alunos em trabalhar com o computador. Então esse curso, em parceria com o TRT, visa capacitar esses jovens para o mercado de trabalho, aproveitando justamente essa vocação digital dos alunos da escola João Santa Cruz”, disse o diretor do Departamento de Tecnologia da Sedec, Max Rangel Formiga.
O curso – Serão dois meses de duração, onde os alunos do curso de Inclusão Digital terão conhecimento sobre programação de computadores, com carga horária de 12 horas; processador de textos BROffice Writer, 10 horas; planilha eletônica, 6 horas, e Amatra – Trabalho, Justiça e Cidadania, com duas horas de duração.
Todos os participantes recebem um certificado ao final do curso.