Parceria entre PMJP e Instituto dos Cegos da Paraíba inaugura Ponto de Cultura

Por - em 1089

institutodoscegos_pontosdecultura_Deficientes visuais atendidos pelo Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha (ICPAC) ganharam mais uma ferramenta de acesso à cultura na manhã desta quarta-feira (30), com a inauguração de um Ponto de Cultura no local. A instalação do equipamento aconteceu graças a uma parceira da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) com o Ministério da Cultura, por meio da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

No projeto, denominado ‘Luz da Arte’ serão oferecidas oficinas de dança, teatro e música com vários instrumentos musicais. Na parte da informática, será implantado um programa para os alunos com deficiência visual onde eles poderão compor e aprender música, através de partituras em Braile, ampliando as ações de inclusão da pessoa com deficiência através da arte.

João Pessoa conta hoje com 20 Pontos de Cultura, um investimento de R$ 3,6 milhões do Ministério da Cultura, sendo R$ 1,2 milhão como contrapartida da PMJP. “Tenho certeza que esse Ponto de Cultura, instalado no Instituto dos Cegos, será um objeto de inclusão social, pois acreditamos que através da arte, da cultura, estamos fazendo com que essas pessoas sejam valorizadas”, disse Maurício Burity.institutodoscegos_pontosdecultura_ (3)

O secretário de Educação de João Pessoa, Luiz Junior, também destacou a importância dessa ação. “É uma vitória. É uma conquista. O prefeito tem um carinho e uma atenção muito especial por essa instituição. Pelo que representa para formação dessas crianças, dessas famílias”.

Durante a solenidade de inauguração, para demonstrar um pouco do trabalho de inclusão, foi realizada apresentação de um grupo de flauta, uma quadrilha junina e um grupo de forró pé-de-serra. William Veras faz parte do grupo de flauta e falou em nome dos amigos que também são deficientes visuais. “É uma conquista grande, pois ressuscita coisas que até o momento estavam paradas. Coisas estas que são os dons guardados dentro de muitos aqui e que agora terão a oportunidade de aprender uma nova arte. Obrigado a Prefeitura de João Pessoa, na pessoa de Maurício Burity e do secretário Luiz Junior”, disse.

institutodoscegos_pontosdecultura_ (6)Localizado na Avenida Santa Catarina, no Bairro dos Estados, o Instituto dos Cegos, atende mais de 120 pessoas atualmente. A meta é atingir no projeto pelo menos, neste início, 60 alunos que usam o ICPAC como centro de reabilitação e referência para suas necessidades. “É um projeto de cultura que tem por finalidade ampliar e fomentar as ações de artes do Instituo dos Cegos da Paraíba, inclusão da pessoa com deficiência visual através da arte”, falou o coordenador artístico do projeto, Marco Antônio.

Presentes – A mesa de inauguração foi composta por Gerluce Limeira, representando o presidente do ICPAC, José Antônio Ferreira Freire; o coordenador artístico do projeto, Marco Antônio Lima; Maurício Burity, diretor executivo da Funjope; Meire Agra, coordenadora da Divisão de Convênios da Funjope; representando o prefeito Luciano Cartaxo, o secretário de Educação e Cultura (Sedec), Luiz de Sousa Junior; a coordenadora de Educação Especial da Sedec, Suzy Belarmino; e o artista de cordel Melânio Maia.