Parceria entre PMJP e Instituto Michel Napolitano garante profissionalização de jovens

Por Fátima Sousa - em 722

 

Fátima Sousa

Entregadecertificado_CrasMaguabeira_julianasantos (22)Ser cabeleireira profissional é o sonho da estudante Geovana Ellen Evaristo de Sousa, de apenas 16 anos. E a realização desse sonho está mais perto do que ela imagina. Isso porque ela fez o curso completo e recebeu o certificado junto a dezoito jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do Centro de Referência da Assistência Social – Cras, de Mangabeira.

“Essa oportunidade foi muito boa na minha vida. Estou me profissionalizando para ajudar aos meus familiares no futuro”, destacou a adolescente que mora no bairro Mangabeira VIII, com a avó. Além dela, o Auriberto Bezerra da Silva também tem esperança de seguir em frente como cabeleireiro. “Sempre tive vontade de fazer um curso assim, mas não tinha condições financeiras. Essa oportunidade de um curso de qualidade, gratuito, foi um grande presente para mim este ano”, comemorou.

A colação de grau da primeira etapa do curso ocorreu na tarde desta terça-feira, no auditório da TV Master, situada na Avenida Ministro José Américo de Almeida. A solenidade contou com a participação de representantes do Instituto Michel Napolitano, principal parceiro da ação e da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), administradora dos CRAS.

A coordenadora da Proteção Social Básica (PSB) da Diretoria da Assistência Social (DAS), Cízia Romeu, considerou de grande importância a parceria para a vida destes jovens. “Ela vem fortalecer o trabalho que já é realizado nas nossas unidades, como também possibilita aos nossos usuários da assistência social, a oportunidade de se profissionalizarem para inserção e permanência no mercado de trabalho”, afirmou.

O diretor administrativo do Instituto, Caio Machado, também destacou a importância do trabalho na vida desses jovens. “A Entregadecertificado_CrasMaguabeira_julianasantos (34)partir desta experiência, iremos fortalecer a parceria, com o encaminhamento dos jovens concluintes para o curso de especialização e depois para o mercado de trabalho”, garantiu.

Parceiro – O Instituto Michel Napolitano oferece, de forma gratuita, cursos profissionalizantes e de capacitação para jovens com situação de vulnerabilidade social, visando sua inclusão, de forma digna, no mercado de trabalho. Ao Centro de Referência da Assistência Social, cabe a função de seleção entre as famílias acompanhadas no território das unidades e acompanhar todo o processo de frequência na escola e no curso, além do comportamento dos jovens, critérios fundamentais para sua permanência.