Parceria entre PMJP e MEC fomenta uso pedagógico das tecnologias na educação básica

Por Alexandre Quintans - em 1074

Gestores de 94 escolas da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa participaram na tarde desta segunda-feira (23) da apresentação do ‘Programa de Inovação Educação Conectada’ (Piec), do Ministério da Educação (MEC), que está sendo implantado nas unidades de ensino. A reunião aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.

O Programa tem o objetivo de apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica, em consonância com a estratégia 7.15 (acesso a internet e relação computadores/aluno) do Plano Nacional de Educação.

“Hoje, nós reunimos esses diretores para explicar o que eles devem fazer, o passo a passo, para aderirem ao Programa. As escolas selecionadas devem aderir à ação ‘Apoio à conectividade nas escolas’, no módulo ‘Educação conectada’, da plataforma Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Interativo, que faz parte de uma dimensão Infraestrutura do Piec”, afirmou uma das articuladoras do município de João Pessoa no Programa, Elma Dantas.

O ‘Inovação Educação Conectada’ será desenvolvido em três fases: indução, expansão e sustentabilidade, até o ano de 2024. O MEC vai oferecer apoio técnico e/ou financeiro em todas as dimensões.

Após a adesão, cada unidade de ensino vai receber o valor entre R$ 2.241.00 a R$ 3.892.00, a depender do número de alunos. Esses recursos podem ser usados na contratação de internet, contratação de equipamentos relativos à infraestrutura interna como ‘firewall’; nobreak; ‘rack’ para proteger os equipamentos; ‘switch’ para interligar todos os computadores ligados a uma rede; entre outros.

Dimensões – além das três fases, o ‘Programa de Inovação Educação Conectada’ também conta com quatro dimensões: visão, formação, recursos educacionais digitais e infraestrutura.

Formação – os articuladores estão passando por uma formação continuada a distância com uma carga horário de 180 horas, durante 3 meses. Nela, os articuladores compreendem os conceitos básicos e estruturantes desta política pública para um melhor resultado no planejamento das tecnologias nas escolas da rede.