Parceria entre Sedes e Senai garante qualificação profissional de jovens e adultos

Por - em 952

Fátima Sousa

 

Se qualificar para ter mais chances de inclusão no mercado de trabalho. É com esse otimismo que a jovem Ednalva Costa de Brito se inscreveu e está participando assiduamente do Curso de Confeitaria, ministrado no Centro de Referência de Inclusão Social e Produtiva da Comunidade Maria de Nazaré (Crispman), no bairro Funcionários II. A iniciativa é resultado de uma parceria firmada entre a Secretaria de Desenvolvimento Social de João Pessoa (Sedes) e o Serviço Nacional da Indústria (Senai).CursodeConfeitaria_Foto_CornélioFelipe 143

No Crispman, além de confeitaria, desde o início deste mês foram iniciados mais três cursos de qualificação, totalizando 136 alunos. “Além de capacitarem os participantes, os cursos favorecem a sua inclusão no mercado de trabalho”, ressalta Maria do Socorro Miranda, coordenadora do Centro.

A aluna Ednalva Costa mora no Ernesto Geisel e está desempregada. A jovem, que é casada e mãe de um filho pequeno, afirma que está apostando na qualificação para disputar uma vaga no mercado de trabalho com mais chances de contratação. “No início do ano conclui o curso de padeiro. Com a qualificação em confeitaria, as oportunidades são muito maiores. Estou adorando o curso e meu projeto é conseguir um emprego e puder dar uma vida melhor ao meu filho”, comenta.

CursodeConfeitaria_Foto_CornélioFelipe 143 (4)Além de confeitaria, onde estão matriculados 35 alunos, também estão sendo ministrados atualmente os cursos de Telemarketing (26 alunos), Auxiliar Administrativo (59 alunos) e Artes Manuais (16 alunas), nas modalidades crochê e customização.

Mais cursos – O Centro de Referência de Inclusão Social e Produtiva da Comunidade Maria de Nazaré dará início, no próximo dia 4 de maio, o Curso de Padeiro, com vaga para 16 alunos.

Dados – Foram qualificadas, nos meses de janeiro a março deste ano, 67 pessoas nas áreas de panificação (26) e escritório, com especialização em auxiliar administrativo (41).

Só no ano de 2014, o Crispman capacitou 629 alunos nas áreas da construção civil, panificação e escritório. Os cursos são oferecidos a partir da parceria entre a Sedes, o Senai, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), a Secretaria de Ciências e Tecnologia do Município (Secitec), entre outros colaboradores.