Parceria entre Sedes e UFPB promove aulas nas Cozinhas Comunitárias sobre reaproveitamento de alimentos
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e o curso de Gastronomia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) fecharam parceria dentro do programa de capacitação Escola Social e nesta terça-feira (27) foram iniciadas as aulas do curso de aproveitamento da poupa do coco, na Cozinha Comunitária do Bela Vista, no bairro Cristo Redentor.
O curso já passou pela cozinha do Timbó e no mês de setembro será ministrado nas cozinhas comunitárias dos bairros Gervásio Maia, Bairro dos Novais e Taipa. A ideia para o curso, que existe há três anos, surgiu a partir da observação do aumento considerável de resíduos gerados pela comercialização da água de coco em garrafas PET, apesar da poupa ser um produto consumível e com potencial tecnológico para novos produtos, como explica a professora Ingrid Dantas. “Passamos a pesquisar e trabalhar formas de passar este conhecimento para a população principalmente aquela em situação de vulnerabilidade. Gerar produtos de baixo custo e que tivesse potencialidade de venda. Hoje temos uma cartilha com mais de 15 receitas e pretendemos lançar um e-book que estará disponível à população”, completou.
Durante o curso, os alunos poderão aprender receitas desde as mais tradicionais até outras mais requintadas como o ceviche, onde a poupa é usada no lugar do peixe e na moqueca, ajudando a dar mais sabor ao prato. Os alunos também aprenderão ferramentas que ajudarão na escolha do fornecedor, conservação do produto, segurança alimentar e boas práticas de fabricação
Entre os participantes do curso está a dona de casa Doraci Marciano, moradora do Bela Vista, que percebeu uma oportunidade de melhorar a renda da família através de uma matéria-prima de quase custo zero. “Vim porque quero muito aprender e ajudar na renda da minha família. Tudo aqui é possível de vender e por um valor que é acessível, sem muito custo para nós”, arrematou.
Neste primeiro dia de aulas estiveram na Cozinha Comunitária o secretário adjunto da Sedes, Vítor Cavalcanti, o secretário adjunto da Secretaria de Trabalho, Produção e Renda (Setrab) e do vereador Thiago Lucena.