Parceria entre SMS e UFPB realiza monitoramento de focos do Aedes Aegypti na Universidade
Ascom SMS
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou na manhã desta quinta-feira (13) uma ação conjunta com a Comissão de Gestão Ambiental da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para o combate ao mosquito transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya, o Aedes aegypti. Esta é a segunda ação em parceria com a UFPB realizada neste ano para combate ao mosquito dentro da universidade.
De acordo com o gerente do Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses (CVAZ), Nilton Guedes, a ação buscou identificar e eliminar os focos do mosquito dentro do campus da UFPB em João Pessoa. “Estamos intensificando as ações de combate ao mosquito, pois estamos numa época que é desfavorável para a reprodução do mosquito então se agirmos agora quando chegar o verão, que é o momento mais favorável para reprodução do Aedes, ele não conseguirá se reproduzir facilmente”, destaca o gerente da Vigilância Ambiental e Zoonoses, Nilton Guedes.
Durante a ação, os agentes de vigilância ambiental ministraram palestras para capacitar os funcionários da limpeza da universidade e depois seguiram juntos para a identificação e monitoramento dos focos ao longo do campus. Na ocasião, os agentes ambientais aplicaram o larvicida, quando necessário, e indicaram aos profissionais da UFPB os locais que era preciso a remoção de entulhos.
Para o vice-coordenador da Comissão de Gestão Ambiental da UFPB, Ruy Portela, a parceria SMS e UFPB é de extrema importância para o combate aos Aedes e as doenças que ele causa. “Aqui na universidade temos uma comunidade de aproximadamente 50 mil indivíduos, entre funcionários e estudantes, então é impossível realizar esse combate sozinho e essa é uma responsabilidade de todos, então precisamos de parceiros e, dessa forma, compartilhando essa responsabilidade podemos realizar de forma mais eficaz esse combate”, comenta o professor.
Educação Permanente – O Centro Vigilância Ambiental e Zoonoses (CVAZ) sempre realiza palestras e atividades junto às instituições de ensino de João Pessoa. Dentro desse calendário de atividades, na tarde desta quinta-feira, profissionais do Centro estarão ministrando palestras sobre os trabalhos e ações realizadas pelo CVAZ para os estudantes de medicina do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). A palestra acontecerá no Bloco C, sala 58 da instituição, a partir das 14h30.
Serviço – A população também pode ajudar com as ações de combate ao Aedes aegypti, denunciando possíveis focos do mosquito através dos telefones: 0800-282-7959 e 3214-5718, ou pelo e-mail coessmsjp@gmail.com.