Parceria entre SMS, Petrobras e Mercedes-Bens leva ações de saúde aos caminhoneiros
Rebeka Paiva
Dando continuidade as ações alusivas ao Dia dos Pais, a área técnica de Saúde do Homem da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participa nesta sexta (14) e sábado (15) da Caravana Siga Bem, um evento promovido pela Petrobras e Marcedes-Bens, que visa levar ações de cidadania e saúde as estradas e seus caminhoneiros.
Segundo o coordenador da Saúde do Homem da SMS, Késsio Brito, participar do evento é uma grande oportunidade para divulgar a saúde do homem. “A Caravana Siga Bem é o maior evento das estradas brasileiras, roda o país todo passando por vários Estados e agora está chegando ao nosso município. Ser parceiro num evento desse porte é uma oportunidade muito boa para levar ações de saúde ao homem, que culturalmente resiste em cuidar de si e de sua saúde, e isso vem contribuindo para índices cada vez maiores de agravos e danos à saúde desse homem e esses dados aumentam quando se trata de caminhoneiros, já que a vida na estrada muitas vezes faz o caminhoneiro esquecer de tomar alguns cuidados básicos, são esses cuidados que estaremos ofertando durante a ação”, comentou Késsio Brito.
As atividades acontecem das 13h às 17h no Posto Arlindo Fonseca, que está localizado na Rodovia BR-101, km 02, próximo à Gauchinha. Na ocasião, a SMS estará ofertando serviços de Imunização para Hepatite B, DT adulto, Tríplice Viral, Influenza, Verificação de PA, testes rápidos para HIV/Hepatites virais, orientações em Saúde Bucal e entrega de kits odontológicos, avaliação antropométrica e nutricional, teste com monoxímetro para fumantes e orientações sobre tabagismo.
Saúde do homem – A área técnica em Saúde do Homem da SMS tem como diretriz promover ações de saúde que contribuam significativamente para a compreensão da realidade singular masculina nos seus diversos contextos sócio-culturais e político-econômicos. Essa linha de cuidado trabalha políticas de acesso e acolhimento, saúde sexual e reprodutiva, paternidade e cuidado e as doenças prevalentes entre a população masculina.
Segundo pesquisa do Ministério da Saúde (MS), os homens, comparativamente às mulheres, têm mais excesso de peso, baixo consumo de frutas, de legumes e de verduras, consumo abusivo de bebidas alcoólicas e tabagismo, situações que podem estar se refletindo numa maior mortalidade por doenças do aparelho circulatório, principalmente entre os mais velhos, e também por causas externas, predominantemente entre os mais jovens.
Ainda segundo o MS, os homens apresentam maior mortalidade do que as mulheres em praticamente todos os ciclos de vida. Vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres e têm mais doenças do coração, câncer, colesterol e pressão arterial elevada, além de maior tendência à obesidade.
Comportamentos de risco, como consumo abusivo de bebidas alcoólicas, também se associam a outros comportamentos de risco, muitos determinados pela falsa autopercepção da infalibilidade masculina, facilitando a ocorrência de acidentes e de doenças infectocontagiosas como a Aids e a tuberculose. Eles também apresentam mais resistência a procurar cuidados médicos e a realizar atitudes preventivas.
“É importante que os homens mudem essa conduta, começando a ir ao médico sempre que necessário, passando por consultas e exames, sem tabus. O médico está nos consultórios para ouvir, orientar e cuidar da saúde dos pacientes”, ressaltou Késsio Brito.
Na Rede Municipal de Saúde o acesso a todo serviço é através da atenção básica por meio de consultas nas USFs. Depois desse primeiro atendimento, caso seja necessário, o usuário será encaminhado para um atendimento especializado.