Parceria pioneira entre Prefeitura e consulado dos EUA capacita 160 professores

Por - em 997

ConfrênciadosProfdeInglêsdoMunicipio_FotoGilbertoFirmino (2)O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, participou na manhã deste sábado (14), da I Conferência dos Professores de Inglês do Município de João Pessoa, realizada na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, onde foram entregues 160 certificados, resultado de uma formação continuada dos professores da Rede Municipal de Ensino, em parceria pioneira com o Consulado Geral dos Estados Unidos em Recife.

O trabalho desenvolvido pela Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) teve duração de cinco meses e irá beneficiar mais de 22 mil alunos do Ensino Fundamental II, que estudam inglês nas 67 escolas municipais. A nova proposta é tornar o ensino mais dinâmico e comunicativo na sala de aula, atraindo os alunos através de estratégias e metodologias inovadoras no ensino da língua inglesa na rede municipal.

De acordo o prefeito Luciano Cartaxo, uma das prioridades principais de sua gestão é a educação, e essa parceria inédita é fruto dessa visão de futuro. “Nós buscamos parceiros importantes, para que além de melhorar a infraestrutura das escolas, também possamos qualificar cada vez mais nossos professores para que esse conhecimento seja repassado para os alunos da rede municipal”, declarou.

Segundo o cônsul da embaixada americana em Recife, Richard Reiter, o domínio da língua inglesa é uma importante ferramenta de capacitação para futuro dos estudantes. “Recebemos o convite com muito entusiasmo. A receptividade dos professores da rede municipal de ensino foi fantástica. A prefeitura de João Pessoa está de parabéns pela importante iniciativa”, afirmou.

Para o professor da Escola Municipal Darci Ribeiro, no Funcionário II, Cléber Furtado da Silva, a capacitação foi muito importante para sua formação profissional “Foi muito prazeroso fazer parte desse processo de inovação. PudeConfrênciadosProfdeInglêsdoMunicipio_FotoGilbertoFirmino (10) perceber que existiam crianças que estudavam a língua inglesa da forma tradicional há mais de cinco anos e ainda não sabiam nem responder como era seu nome em inglês e agora elas conseguem. Esse resultado estimula tanto o professor quanto os alunos. Estamos muito orgulhosos por essa conquista”, comemorou.

Já para a professora especialista em Língua Inglesa, Diane Whaley, do Departamento de Estado Americano que ministrou a capacitação, esse trabalho foi uma experiência muito importante para sua vida. “Eu fiquei maravilhada com a capacidade e a vontade que os professores do município tiveram de aprender. Posso assegurar que foi uma das melhores experiências da minha vida. João Pessoa é uma cidade adorável. Eu gostaria de ficar aqui pelo resto da minha vida”, revelou.

A solenidade também contou com a apresentação dos alunos do Centro de Línguas Estrangeiras (Celest), onde puderam mostrar aos presentes, através de uma dinâmica falada fluentemente em inglês, o quanto foi proveitosa a capacitação.