Parque da Bica recebe grupo de idosos do CRC de Mangabeira para oficina de plantio de ervas medicinais

Por Patrícia Cantisani - em 651

O Parque da Bica recebeu, na tarde desta sexta-feira (13), o grupo “Idosos em Ação”, do Centro de Referência de Mangabeira, para participar da Oficina de Plantio de Mudas Medicinais. A oficina foi coordenada pelo setor de Educação Ambiental e teve como objetivo passar conhecimentos sobre solo, regas, pragas e utilização de ervas como medicamento natural.

A coordenadora do setor de Educação Ambiental, Neide Marthins, destaca que as oficinas são gratuitas e podem ser solicitadas por qualquer instituição, de acordo com a disponibilidade de agenda, junto ao setor de Educação Ambiental do Parque. “Hoje, nós trabalhamos com ervas como a Chachambá, Boldo, Capim Santo, Arruda, Hortelã Graúda, entre outras, falando sobre qual o melhor local para plantar, como fazer mudinhas, colher e, principalmente, sobre os cuidados para manter e como utilizar as  ervas e isso para eles é bem importante porque eles ainda utilizam muito dessa  cultura, de usar ervas medicinais em casa. Geralmente, depois da oficina, nós servimos um chá de uma das ervas para os participantes”, informou Neide Marthins.

Após a oficina foi servido um lanche pela coordenadora do CRC de Mangabeira, Maria Betânia Garcia, que destacou que a participação na oficina foi um convite da gestão municipal, visando fortalecer o vínculo entre os usuários e o setor do CRC. “Foi um convite da Prefeitura para o fortalecimento de vínculo e uma tarde de recreação e aprendizado sobre plantas medicinais, eles adoram, ficam felizes, eles dizem que conhecem muito do assunto, mas passando pelo profissional é bem interessante, é muito proveitoso e tudo que vem para o idoso é importante”, ressaltou a coordenadora.

Durante a oficina foram distribuídas mudas e ensinado como reutilizar garrafas PET para o plantio das mudas. Um dos participantes, Joaquim Rosendo Chaves, ressaltou que considera a oficina importante porque ela faz com que as pessoas despertem o conhecimento e utilizem mais, em caso de uma enfermidade, a planta medicinal e menos remédio farmacêutico. “Eu acho isso muito importante porque somos idosos e devemos evitar usar muitos remédios químicos, em vez disso, devemos utilizar os remédios que tem um efeito mais natural, que trazem menos contraindicações. Essas plantas medicinais que foram apresentadas aqui eu já conhecia algumas, mas é interessante a orientação dessas pessoas, que já trabalham com as plantas, porque elas têm mais experiência”, comentou Joaquim.

Serviço – As oficinas são gratuitas e podem ser agendadas através do telefone 3218- 9713, no horário comercial, de segunda a sexta-feira, ou pelo e-mail agendamentos.bica@gmail.com.