Parque da Lagoa recebe serviços de saúde em ação de prevenção e combate à sífilis
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa levou diversos serviços de saúde ao Parque da Lagoa no Dia D de Prevenção e Combate à Sífilis. A atividade, que aconteceu neste sábado (8), faz parte de um plano integrado de enfrentamento a essa infecção sexualmente transmissível (IST). Ainda dentro do plano, as unidades de saúde da família (USF) da Capital passarão a aplicar penicilina para o tratamento da sífilis a partir desta segunda-feira (10).
De acordo com o secretário de Saúde, Adalberto Fulgêncio, a ampliação do tratamento da sífilis às USF é fundamental para combater a IST. “A atenção primária não deve ficar reduzida à prevenção e promoção. A partir do momento em que é feito o teste rápido e o tratamento nas unidades básicas de saúde, aumenta a capacidade resolutiva de assistência para resolver a questão da sífilis”, afirmou.
As pessoas que visitaram o Parque da Lagoa nesta manhã tiveram acesso a informações sobre prevenção e tratamento da sífilis, além de serviços como consultas médicas e de enfermagem, testes rápidos, orientações farmacêuticas, auriculoterapia e atividades físicas. “Este é um momento de alerta à população, entendendo que estamos tratando de uma infecção sexualmente transmissível, é importante informar sobre o uso do preservativo como principal forma de prevenção”, disse Ana Giovana Medeiros, secretária adjunta de Saúde.
Além da SMS, também fazem parte da ação: Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual (MPE), Conselho Regional de Medicina (CRM), Conselho Regional de Enfermagem (Coren), Conselho Regional de Farmácia (CRF) e Secretaria Estadual de Saúde (SES).
“Eu vejo como extremamente positiva a união de esforços que tem sido feita com as instâncias federais, estaduais e municipais. Com esse Dia D esperamos que a população também seja envolvida e nós tenhamos em breve os resultados efetivos na queda dos índices de casos de sífilis”, comentou José Guilherme Ferraz da Costa, procurador da República do MPF.
O motorista Cláudio Nóbrega visitou as tendas instaladas no Parque da Lagoa e aproveitou para fazer o teste rápido da sífilis. “Acho que é importante para preservar minha saúde e da minha parceira. Se o resultado for positivo, também já sei como funciona o tratamento”, disse.
Novo fluxo para o tratamento da sífilis – Nesta semana, a SMS apresentou o novo fluxo para o tratamento da sífilis dentro da rede municipal. Com o novo fluxo, o usuário deverá se dirigir à sua USF de referência, onde fará o teste rápido e, caso o resultado seja positivo, passará pelo tratamento também na unidade, onde receberá as três doses de penicilina.
Para isso, os profissionais passaram por capacitações com as orientações sobre o procedimento operacional padrão da aplicação de penicilina. Até então, a aplicação da penicilina para o tratamento da infecção acontecia apenas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), na Policlínica Municipal do Cristo e no Instituto Cândida Vargas (ICV), para gestantes.
Sífilis – É uma infecção sexualmente transmissível (IST) que pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios. Pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada, ou para a criança durante a gestação ou parto (sífilis congênita). Por isso, o uso correto e regular do preservativo é a medida mais importante de prevenção da doença.