PMJP abre o ‘II Diálogos Educacionais’ e investe na capacitação dos profissionais da educação

Por - em 443

JulianaSantos 093Cerca de 3.500 profissionais de educação da Rede Municipal de Ensino estão tendo a oportunidade de discutir e aprofundar temas relativos às pratica educacionais. Isso acontece com o ‘II Diálogos Educacionais – saberes da docência, interdisciplinaridade e prática reflexiva’, seminário aberto pelo prefeito Luciano Cartaxo, na noite desta quarta-feira (2), durante solenidade no Espaço Gospel, na Avenida Rui Carneiro. O evento acontece até a tarde desta quinta-feira (3) e conta com palestras de pesquisadores de todo o País, referências em suas áreas de atuação.

O prefeito Luciano Cartaxo destacou o esforço da gestão municipal em manter a educação como uma das áreas prioritárias de investimento. “Nós nos orgulhamos de pagar aos professores de João Pessoa um dos melhores salários do Brasil, garantindo um reajuste de quase 20% em um ano e meio, o que foi possível por meio de muito diálogo. Além disso, temos feito a diferença na Educação Infantil com a municipalização de 29 Creis e o andamento na viabilização de 44 novas unidades”, destacou.

Em seu discurso, o secretário municipal da Educação, professor Luiz Júnior, destacou a importância da participação dos profissionais no sucesso da educação no Município. “João Pessoa tem avançado muito nos índices da educação, resultado é fruto do trabalho de cada um de vocês que lidam com isso diariamente. Vamos continuar nossas ações de valorização dos profissionais para que possamos melhorar cada vez mais a educação de nossas crianças”, avaliou.

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação no Município de João Pessoa (Sintem), Daniel de Assis, a educação no Brasil avançou muito no que se refere à disponibilidade de instituições, mas ainda deve melhorar muito na questão da qualidade da oferta de ensino. “Em João Pessoa temos verificado avanços importantes como a manutenção do diálogo com as categorias e a realização de concurso público”, destacou.JulianaSantos 216

Palestra – Após a abertura do evento, gestores, especialistas e professores da Educação Infantil, Fundamental I e II puderam assistir a palestra do professor doutor Celso Vasconcelos, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

O especialista falou sobre ‘Gestão da sala de aula: o relacionamento interpessoal, a organização coletiva de sala de aula e o trabalho com o conhecimento’. De acordo com ele, a sala de aula é o lugar de aplicação de todo o planejamento educacional e, por isso, também é o local onde a qualidade da educação pode ser ampliada.

Ainda estiveram presentes na cerimônia de abertura o vereador Benilton Lucena, o deputado estadual João Gonçalves, e o presidente do Conselho Municipal de Educação, Gilberto Cruz.

Atualização – Para os profissionais da educação, o seminário Diálogos Educacionais é uma oportunidade de estar ainda mais atualizados nas novas práticas educacionais. “Aqui temos a oportunidade de conhecer os principais estudiosos de nosso meio e participar deste diálogo que amplia nosso conhecimento e nos torna melhores profissionais”, afirmou a professora Lúcia Dantas.

O professor Flávio Moreira destacou o reflexo que estes momentos trazem para a sala de aula. “Quando nós crescemos como profissionais a qualidade do nosso trabalho também cresce. Então, cada um dos nossos alunos vai ser beneficiado por este processo e é por isso que faço questão de participar todos os anos”, destacou.

Luciano_Educação_foto_JulianaSantos 174Programação – Na quinta-feira (3), os encontros começam a partir das 9h, com mais uma palestra ministrada pelo professor Celso Vasconcelos, desta vez voltada para profissionais que trabalham com estudantes do Ensino Fundamental I e II. O tema da palestra será o ‘Projeto político pedagógico’.

A segunda palestra, também pela manhã, vai abordar o tema ‘Professor mediador e métodos metacognitivos no desenvolvimento de habilidades socioemocionais’ e será ministrada pela professora mestra Sandra Garcia, da empresa Mind Lab Brasil, parceira do Município na realização do evento.

No período da tarde, a partir das 14h, será a vez dos profissionais em Educação Infantil. A palestra será da professora doutora Eliana Borges Correia de Albuquerque, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com o tema ‘Alfabetização e letramento na infância: diferentes olhares’.