PMJP abre segundo bimestre do ano letivo e capacita profissionais com experiências exitosas da rede

Por Flávio Asevêdo - em 963

Quem poderia imaginar que crianças que ainda não chegaram nem mesmo a alfabetização seriam capazes de criar personagens, desenvolver uma história e construir um livro? Na Creche Vicente Chaves isso é possível e realizado por crianças de até cinco anos. O Projeto de Leitura desenvolvido na unidade, um exemplo para as demais creches da rede da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), foi apresentado nesta sexta-feira (4) para todos os profissionais das creches durante a capacitação de abertura do segundo bimestre do ano letivo, realizado no auditório da Estação Ciência, com a presença do prefeito Luciano Cartaxo.

Neste segundo bimestre, além de dar continuidade ao Projeto Geração Alfabetizada, lançado no início deste ano e desenvolvido com o objetivo de estimular a leitura, escrita e os primeiros contatos com a literatura infantil para os alunos da Educação Infantil e do Ciclo de Alfabetização, os professores irão trabalhar com a temática da preservação do meio ambiente em sala de aula com os alunos. Durante a abertura, professores tiveram a oportunidade de apresentar experiências exitosas desenvolvidas nas unidades de ensino.

“Percebemos que o que a gente está fazendo na Educação vai muito além de ampliação do número de vagas oferecidas, a gente vê uma equipe extremamente motivada, qualificada, gostando do que faz, cada um com sua própria experiência no local de trabalho. Esta capacitação é exatamente no sentido desta troca de experiência, de que o que é feita em uma unidade pode ser compartilhada em outra creche”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

O Projeto Geração Alfabetizada foi desenvolvido pela Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), por meio da Diretoria de Gestão Curricular (DGC), para sensibilizar os alunos acerca da importância do estudo da literatura infantil, utilizando métodos e técnicas que envolvam a leitura e a escrita de maneira lúdica, bem como o fortalecimento do processo de letramento no ciclo de alfabetização.

O projeto também busca despertar o gosto pela leitura, promover momentos de interação entre os alunos através das histórias contadas, realizar leituras visuais através de gravuras, além de oferecer subsídios para que ao término do ciclo de alfabetização, o aluno possa ler, escrever e interpretar textos, estimular a oralidade e a escrita.

A diretora da creche Vicente Chaves, no bairro dos Ipês, explicou os resultados do trabalho que já vem sendo realizado na unidade há quatro anos. “A gente precisa desenvolver o pequeno leitor enquanto ele é criança porque a partir daí ele cria o hábito de leitura e nunca mais vai deixar. Quando se pensa em trabalhar a leitura com crianças de creche, já se pensa logo que eles rabiscam ou rasgam os livros, mas nós desenvolvemos um projeto para eles aprenderem a conviver com os livros, por isso a experiência é exitosa. Criamos atividades diferentes, são eles quem decidem o que será lido na ‘Roda da Conversa’ e nas atividades livres, eles escolhem o que vão levar para casa toda sexta-feira, para ler com a família e na segunda trazem de volta e relatam como foi a experiência”, disse.

Além disso, ela disse que o trabalho é ainda mais gratificante quando observa até onde as crianças já conseguiram chegar. “Começamos com as turmas de três anos e hoje estamos com as de quatro e cinco anos. A educação infantil é a iniciação ao letramento, é o primeiro contato com a leitura, mas através do nosso trabalho, eles têm a curiosidade aguçada através de muitas ferramentas que utilizamos para desenvolver a leitura e eles já saem da creche sabendo ler e escrever. No ano passado, eles criaram uma história e todo o livro foi feito por eles, desde o personagem à ilustração, tudo foi feito por eles”, explicou.

Segundo o prefeito Luciano Cartaxo, isso é resultado não somente do novo padrão de qualidade que está sendo implantado na Educação da Capital, mas também nos investimentos feitos em capacitações e valorização dos profissionais da rede. “A qualidade da educação cresce a cada dia porque nós estamos no caminho certo dos investimentos. Tudo é feito com muita responsabilidade, zelo, carinho e só tenho que agradecer aos profissionais por nos ajudarem a dividir com os pais a responsabilidade pela educação destas crianças e por apresentarem resultados tão importantes”, disse.

Alimentação saudável – O trabalho desenvolvido com as Hortas Pedagógicas também foi apresentado na capacitação. Reconhecida e premiada pelo Ministério da Educação através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), as creches Delegada Maria Teresa, em Miramar, e Júlia Ramos, na Torre, tiveram seus relatos incluídos no livro ‘Jornada da Educação Alimentar e Nutricional – melhores relatos da Educação Infantil’, tornando a Capital paraibana em referência na área da promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade nas creches da rede.

A diretora da Creche Delegada Maria Teresa, Rosilene Santana, explicou o trabalho realizado na creche e que lhe rendeu o reconhecimento do Ministério da Educação. “Nós envolvemos as famílias junto aos filhos e professores, para construirmos nossa horta pedagógica, deixando uma mensagem além da creche. Os pais construíram a horta com pneus cedidos pela Emlur, as mães pintaram os pneus e as crianças plantaram e depois fizeram a colheita. Além de compreenderem a importância da reciclagem de materiais e do consumo de frutas e verduras produzidas por nós mesmos, o conhecimento adquirido serviu para que os pais também construíssem hortas em suas próprias casas”, afirmou. A diretora da Creche Júlia Ramos, Did Gomes, afirmou que o trabalho foi semelhante, com o diferencial de ser uma horta suspensa feita em garrafas pet.