PMJP apresenta experiências de inserção de pessoas com deficiência

Por - em 386

As experiências da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) na capacitação e inclusão no mercado de trabalho de pessoas com deficiência física, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), foram apresentadas em Brasília nesta segunda-feira (19).  A exposição foi feita durante o II Encontro Nacional do Programa de Benefício de Prestação Continuada (BCP) do Trabalho, que é promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

O secretário do Desenvolvimento Social, Antônio Jácome, participou do evento e apresentou a experiência desenvolvida pela Sedes em oito Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da Capital. Segundo ele, cada centro ficou responsável por 50 beneficiários. As equipes atuaram em associações de deficientes e identificaram quem poderia participar do projeto. Após a avaliação funcional e elaborativa, foram selecionadas as famílias que seriam beneficiadas. Ao todo, 36 pessoas foram capacitadas e ficaram aptas para o mercado de trabalho; desse total, 17 foram encaminhadas para cursos profissionalizantes.

O evento – O BPC Trabalho tem por finalidade a promoção do acesso ao trabalho às pessoas com deficiência beneficiárias do BPC, na faixa etária de 16 a 45 anos, por meio de ações articuladas entre os órgãos gestores da assistência social com as demais políticas públicas, em parceria com instituições sociais.

O programa começou a ser elaborado em 2010, com dois municípios recebendo a experiência de forma piloto: São Paulo e Santo André. No ano passado, o programa chegou a sete capitais: Belém, Fortaleza, Teresina, João Pessoa, Recife, Campo Grande e Porto Alegre. Cerca de 130 gestores estaduais, das capitais e do Distrito Federal, participaram do evento.