PMJP avança na conclusão das obras de reurbanização do Parque Solon de Lucena

Por - em 522

Michelly Pedrosa

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) avança na conclusão da segunda etapa da obra de reurbanização do Parque Solon de Lucena, um dos principais pontos turísticos da Capital. O projeto, que teve início em abril do ano passado, está previsto para ser concluído em junho de 2016. No próximo mês, será iniciada a fase de paisagismo e revitalização do espaço de contemplação e lazer.

Dentre as ações previstas no projeto está o alargamento do anel externo e a construção de um muro interno que impedirá o despejo de esgotos na Lagoa. Para isso, foi necessária a retirada dos comerciantes que trabalhavam em quiosques no local, sendo estes realocados para outros espaços em praças, mercados públicos e shoppings populares.

Para continuidade da obra, será necessária a retirada de 14 árvores que estão dentro da área de ampliação do parque. Essas serão substituídas por pelo menos 250 árvores, que irão ser plantadas na área do parque até a conclusão do projeto.

“A prefeitura fez diversos estudos antes de elaborar o projeto que, inclusive, foi aprovado por unanimidade pelo Iphaep. Estamos sendo muito criteriosos nas ações de intervenção, tudo isso para devolver a característica de parque ao espaço”, afirmou a secretária de Meio Ambiente (Semam), Daniella Bandeira.

O secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Hildevânio Macedo, também ressaltou o compromisso que toda a equipe está desempenhando para realizar o trabalho. “Estamos fazendo nosso trabalho pensando no avanço da obra e em causar o menor transtorno possível para a população. O objetivo é transformar o espaço em uma opção de entretenimento para melhorar a qualidade de vida de todos”, destacou.

Projeto – Para que o espaço seja desfrutado pelas famílias, a Prefeitura irá construir um píer às margens da lagoa. O projeto terá ainda uma área com pista de cooper, pista de skate, ciclovia, bicicletário, aparelhos de ginástica, bancos para jogos, playground, esporte náuticos – como pedalinho, caiaques e canoagem. Tudo projeto inclui iluminação e segurança de alto padrão, e o reflorestamento do Parque, além de uma área para quiosques de alimentação e banheiros.

Obra – A intervenção é baseada na Lei Complementar nº 029/2002 do Código Municipal do Meio Ambiente de João Pessoa e de acordo com a Lei n° 11.428/2006. Todo o projeto passou pela análise dos órgãos competentes e foi aprovado por unanimidade pelo Instituto do Patrimônio Histórico do Estado da Paraíba (Iphaep).

A ação conta com a participação das secretarias municipais de Planejamento (Seplan), Meio Ambiente (Semam), Infraestrutura (Seinfra) e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), e da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob).