Prefeitura de João Pessoa dialoga e resolve problemas de famílias sem teto

Por - em 782

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) recebeu, nesta sexta-feira (22), os representantes das 27 famílias sem teto que ocupavam o ginásio poliesportivo da Escola Municipal Anita Trigueiro do Vale, no Altiplano. Após o encontro, a PMJP decidiu cadastrar as famílias no auxílio moradia e no programa ‘Minha Casa, Minha Vida’. O auxílio aluguel é de R$ 200.

A negociação foi realizada entre o secretário chefe de Gabinete do Prefeito, Zennedy Bezerra, e líderes do grupo sem teto. Também participaram da ação representantes das secretarias da Educação e Cultura (Sedec), Habitação Social (Semhab), Desenvolvimento Social (Sedes) e da Procuradoria do município.

“Após a construção do diálogo, as famílias desocuparam o espaço escolar e assinaram um termo de acordo extrajudicial. Ainda nesta tarde, elas vão realizar o cadastramento para receber as casas. Durante este tempo de espera, vão receber o auxílio moradia da Prefeitura, para deixar o local onde temporariamente estão morando e para que possam pagar um aluguel”, esclareceu a secretária adjunta da Educação, Edilma Ferreira.

Invasão – Na noite da última quinta-feira (21), um grupo de pessoas que reside em um prédio abandonado, no Altiplano, invadiu a Escola Anita Trigueiro, no mesmo bairro, e se instalou no ginásio da unidade de ensino. A ação aconteceu no momento em que estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) saiam da escola.

“As famílias forçaram a entrada e quando conseguiram, colocaram colchões e roupas pela quadra, pediram alimentação e dormiram. Estavam apreensivos, nervosos, querendo um lugar apropriado para morar, já que onde residem atualmente está sem condições estruturais”, explicou a diretora da escola, Maria das Graças Queiroz.