PMJP capacita servidores da Saúde para melhorar atendimento na Atenção Básica

Por Thibério Rodrigues - em 1098

Dando continuidade às ações de melhoria na qualidade dos serviços ofertados em sua rede de saúde, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) iniciou nesta sexta-feira (24) mais um curso para seus servidores. Desta vez, a capacitação tem como público alvo a equipe que trabalha na recepção e os auxiliares de farmácia das Unidades de Saúde da Família (USF). O prefeito Luciano Cartaxo esteve presente no início do curso, marcado por um evento que ocorreu no auditório da Estação Cabo Branco- Ciências, Cultura e Artes, no Altiplano.

A qualificação busca capacitar aproximadamente 200 profissionais da Atenção Básica para um atendimento mais humanizado à população. “Com foco na melhoria do atendimento na saúde, inserimos primeiramente os gerentes nas Unidades de Saúde da Família, que representam o elo entre a população e a gestão. Agora, o momento é de capacitar os recepcionistas para prestarem um atendimento diferenciado e humanizado para os usuários”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

A capacitação vai abordar a política pública de humanização do Sistema Único de Saúde (SUS), com foco nas necessidades de saúde dos usuários dos territórios, além de qualificar o fluxo de atendimento na Atenção Básica, evidenciando a escuta qualificada ao usuário como principal ferramenta de trabalho.

Para o secretário de Saúde, Adalberto Fulgêncio, o trabalho dos profissionais da Atenção Básica é um alicerce para os outros serviços de saúde. “São 194 equipes de saúde da família em mais de 100 prédios e um dos grandes desafios é fazer com que cada usuário se sinta bem acolhido ao chegar à USF e ser encaminhado para outros serviços”, disse o secretário.

Morador do bairro Ernani Sátiro, José Luís Gomes é usuário da Rede Municipal de Saúde e, para ele, um bom atendimento é fundamental. “A melhor coisa do mundo é chegar num serviço de saúde e ser bem atendido pelos profissionais, até porque vamos até lá em um momento de fragilidade, quando estamos doentes. Um bom atendimento é fundamental”.

A recepcionista Dálcia Fernandes trabalha na USF Vila Saúde, no bairro do Cristo Redentor, há quatro anos e acredita que a capacitação vai melhorar a qualidade de seu trabalho. “Às vezes a gente nem sabe onde está errando, e quando recebemos uma capacitação podemos prestar atenção no que estamos fazendo errado e procurar melhorar”, disse.

A capacitação vai acontecer neste sábado (25) e no dia 1º de abril na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Paraíba. O curso é ministrado pelo professor Eduardo Simon e doze facilitadores.