PMJP celebra o Dia Mundial da Atividade Física com a oferta permanente de serviços para população

Por Hellen Nascimento - em 971

A prática de atividades físicas regulares é, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), primordial para melhorar a qualidade de vida da população. Para lembrar disso é celebrado o Dia Mundial da Atividade Física nesta sexta-feira (6). A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) disponibiliza para a população em geral uma série de espaços voltados para prática de exercícios, bem como serviços monitorados por profissionais da área.

É o caso do Programa João Pessoa Vida Saudável, que contribui para a promoção da saúde e produção do cuidado e de modos de vida saudáveis para um público de todas as idades, oferecendo práticas corporais, atividades físicas, orientação à caminhada, aulas de ginástica, danças, circuitos, jogos esportivos e populares, rodas de diálogo, passeios temáticos, atividades educativas e ações preventivas.

De acordo com a professora de Educação Física e coordenadora do Programa João Pessoa Vida Saudável, Ellen Correia, a pratica de exercícios físicos é importante em vários aspectos. “Nosso trabalho consiste em criar e incentivar a população a buscar hábitos de vida mais saudáveis de forma ampla. Criar uma rotina de atividades físicas, conscientizar da importância de uma boa alimentação, além dos espaços também se tornarem lugares de lazer, socialização, convívio social, de cuidado com o corpo, mas também refletindo na saúde metal e bem-estar, aumentando assim a autoestima”, explicou.

Rosilene Dantas, 52 anos, moradora do bairro dos Bancários, começou recentemente a frequentar as aulas ministradas diariamente na Praça São Paulo e afirma que já sentiu grande melhora em sua saúde. “Eu pagava uma academia aqui no bairro, mas não me sentia tão bem assistida como sou aqui. Os professores Felipe e Michele são muito competentes e atenciosos. Quando a gente faz um movimento errado, eles atentos nos corrigem. Tinha uma dor que não passava na perna esquerda e dores na coluna e lombar, mas hoje não sinto mais nada. Isso aqui é uma benção nas nossas vidas. Também fiz amizades e hoje me sinto mais ativa, saudável e feliz”, revelou.

E para provar que para cuidar da saúde não tem idade a pequena Maria Clara Macêdo Rocha, estudante de apenas 12 anos, afirmou que frequenta as aulas na praça São Paulo desde o começo do programa no local, há quase 3 anos. “Eu sempre gostei de praticar exercícios. Desde que começaram a dar as aulas aqui na praça eu venho acompanhando minha mãe. Eu amo massas e gosto muito de vir aqui porque me ajuda a manter o peso e cuidar da saúde”, afirmou.

O programa ainda conta com uma equipe de 41 professores de Educação Física e 2 coordenadores que atuam diariamente em 23 praças da Capital em dois turnos. Pela manhã, das 5h30 às 7h30 e a tarde, das 16h30 às 19h30. Também atuam em 3 Academias de Saúde, 6 Unidades de Saúde, Clube da Pessoa Idosa, Centro Cultural de Mangabeira, Centro de Treinamento do Valentina, 2 Caps e Residência Terapêutica.  Além de atuarem em parceira com as Equipes de Saúde da Família (ESF) e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).

Academias de Saúde- São espaços físicos dotados de equipamentos, estrutura e profissionais qualificados com uma concepção ampliada de saúde e estabelece como ponto de partida o reconhecimento do impacto social, econômico, político e cultural sobre a saúde.

Estrutura física – A PMJP disponibiliza para a população ao todo 188 praças distribuídas em vários bairros da Capital, sendo destas, 23 praças equipadas com Academias da Saúde.

Práticas Integrativas e Complementares – Já para quem gosta de praticar atividade física de maneira diferenciada, mas comprovadamente eficiente, uma boa pedida são as Práticas Integrativas e Complementares, que são ofertadas pela PMJP por meio do Centro de Práticas Integrativas Equilíbrio do Ser (Cepics), localizado nos Bancários.  

As Práticas Integrativas e Complementares são práticas de abordagem sistêmica que buscam restabelecer as conexões do indivíduo consigo, com o outro e com o meio ambiente. São processos altamente integrativos, no qual as vivências coletivas integradoras aceleram processos integrativos existenciais através de exercícios e dinâmicas.

 “A Yoga, o Tai Chi Chuan, o Alongamento e Relaxamento, como também as Danças Circulares e a Biodança são práticas da Medicina Complementar, conhecida também como Medicina Tradicional que vêm contribuindo bastante com a população no sentido de reduzir o estresse, diminuir a frequência cardíaca e a pressão arterial, aliviar a ansiedade, depressão e insônia, melhorar a aptidão física, a força e a flexibilidade de forma geral”, explicou a coordenadora geral do Cepics, Mônica Rocha.

Ela ainda afirma que essas práticas estão inseridas nos três níveis de atenção à saúde, especificamente na atenção primária que atua na promoção e prevenção da saúde. São práticas que somam as atividades físicas fortalecendo o indivíduo como um todo.

O Cepics oferece gratuitamente para a população os seguintes serviços:

Arteterapia
Yoga
Acupuntura
Auriculoterapia
Tai Chi Chuan
Alongamento e Relaxamento
Biodança
Alimentação Saudável
Alimentação e Nutrição
Chá da Tarde – Fitoterapia
Argiloterapia
Massoterapia
Massagem Ayurvedica
Reflexologia Podal
Moxa e Ventosa
Constelação Familiar
Terapia Comunitária
Florais
Permacultura

Os usuários que buscam o serviço terão que apresentar Cartão SUS do município de João Pessoa, RG e CPF e comprovantes de residência com CEP. Após o cadastramento serão acolhidos por terapeutas que fazem a escuta e encaminhados para alguma prática, de acordo com a necessidade apresentada.