PMJP certifica 268 alunos e promove ‘Mostra Cidadã’, que estimula economia criativa

Por Hellen Nascimento - em 518

Capacitação, economia criativa, geração de emprego e renda e empreendedorismo. Tudo isso foi reunido na tarde desta quinta-feira (6), no Largo da Gameleira, orla de Tambaú, durante a entrega de certificados para os 268 concluintes dos cursos de Artesanato, Cabeleireiros e Barbeiros, promovidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), através Diretoria de Organização Comunitária e Participação Popular (Dipop).

Na oportunidade, os artesãos também participaram da ‘Mostra Cidadã’, que foi a exposição e comercialização de tudo que foi produzido durante os cursos. Quem passou pelo local, um dos pontos turísticos mais conhecidos e visitados da Capital, pode conferir e comprar trabalhos como pintura em tecido, bordados, tricô, crochê, entre outros.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social (Sedes), Eduardo Pedrosa, João Pessoa foi reconhecida pela Unesco como Cidade Criativa e o papel da Prefeitura é manter e estimular essa economia criativa. “O que estamos fazendo aqui é mostrar a força do nosso artesanato. Isso é economia solidária. João Pessoa mostra que tem a capacidade de gerar emprego e renda em um momento difícil para economia do país, criando cursos e dando oportunidade para os alunos exporem e comercializarem seus produtos”, frisou.

Para Maria da Penha de Araújo, 63 anos, aposentada e uma das concluintes do curso de pintura em tecido, a oportunidade foi maravilhosa. “Só tenho a elogiar essa iniciativa. A professora Luciana Arruda é excelente, paciente e dedicada. Essa oportunidade é perfeita para a gente mostrar o nosso trabalho e se sentir útil. Conclui meu curso de pintura, mas não vou parar por aqui. Quero fazer muito mais”, declarou.

Já para a turista de Recife, Flávia Ataíde, que passa férias na Capital paraibana, a iniciativa é muito boa. “É muito bacana poder ver esse trabalho local, ainda mais sabendo que ele é estimulado pelo poder público. A Prefeitura Municipal de João Pessoa está de parabéns”, elogiou.

Atrações culturais – Além da exposição das peças e entrega de certificados, quem passou pelo local também pode prestigiar a apresentação de dança do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Mangabeira e o som da banda “Forró Encabulado”.