PMJP dialoga com comerciantes informais da praia do Bessa
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) realizou um encontro com mais de 30 comerciantes informais que trabalham na orla da praia do Bessa. O encontro aconteceu na manhã desta terça-feira (19), no gabinete do secretário Assis Freire, no Centro Administrativo Municipal (CAM). Na ocasião, Prefeitura e comerciantes conversaram sobre a elaboração de um projeto para viabilizar o trabalho no local e garantir a preservação do meio ambiente.
“Ouvimos os comerciantes, entendemos suas necessidades e acordamos a criação de uma comissão de trabalhadores para juntos elaborarmos uma proposta que possibilite o trabalho deles. Em seguida iremos levar a proposta para análise do Ministério Público da Paraíba, que decidirá sobre a garantia de oportunidades de trabalho com dignidade, respeito, igualdade e justiça”, explicou Assis Freire.
Entre os pontos abordados pela Sedurb durante o encontro destacaram-se a necessidade da criação de critérios para o comércio no local, com a delimitação do quantitativo de trabalhadores informais, as regras para comércio, o respeito ao meio ambiente, as normas de higiene e acessibilidade.
“Existe um problema e com diálogo resolveremos. Apoiados no Código de Postura do Município reordenaremos o comércio no Bessa. Tudo será feito com respeito aos trabalhadores informais e suas famílias, mostrando que é possível obter melhorias aos comerciantes e ao mesmo tempo garantir o livre acesso da população aos espaços públicos”, explicou o secretário da Sedurb.
Comissão – Para deliberar novas regras e sugerir sobre mudanças que venham a melhorar as condições de trabalho dos comerciantes, e ao mesmo tempo garantir a organização da cidade, uma comissão será formada com representantes dos comerciantes e da Sedurb. Uma nova reunião para elaboração do projeto está marcada para acontecer no dia 28 de fevereiro, às 10h na Sedurb.