PMJP discute ações para combater o trabalho infantil nos mercados e cemitérios
Michelly Pedrosa
Representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Desenvolvimento Social (Sedes) e do Trabalho e Renda estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira (29) com administradores de mercados públicos, shoppings populares e cemitérios da Capital. O encontro, que ocorreu no auditório do Centro de Capacitação de Professores (Cecapro), foi para discutir ações de combate à exploração do trabalho infantil nesses espaços públicos. Vídeos das campanhas realizadas pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) foram exibidos para os presentes como forma de conscientizar para o problema.
José Bezerra, secretário adjunto da Sedurb, esteve presente na reunião e destacou a importância da conscientização de todos para melhorar a condição das crianças do nosso município. “A prefeitura está promovendo ações e debates como este para que todos possam participar da causa e para que as crianças possam ter seus direitos garantidos”, destacou.
De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), a Paraíba cresceu em 65% o número de crianças trabalhando no ano de 2014. Para identificar as áreas de ocorrência e planejar ações estratégicas, a PMJP está fazendo um mapeamento das regiões onde o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) deve ser aplicado.
“Esse diálogo com os administradores de mercados públicos e cemitérios é muito importante para que possamos conscientizá-los para a causa e assim chegarmos às famílias dessas crianças e sensibilizá-las”, ressaltou a coordenadora do Peti municipal, Ariana Nogueira.
Denúncia – A população pode ajudar crianças a sair da situação de exploração fazendo a denúncia por meio dos Conselhos Tutelares de cada região ou ligando para o Disque 100.