PMJP disponibiliza a Ouvidoria Setorial de Saúde para atender usuários do SUS

Por - em 2017

DA Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da Ouvidoria da Saúde, disponibiliza para população um canal de comunicação direto para pedido de informações, sugestões, elogios, dúvidas, denúncias e reclamações referentes aos serviços da rede municipal de saúde. A cada mês são realizados mais de 400 atendimentos.

A comunidade pode utilizar os serviços da Ouvidoria, registrando a demanda através de telefone pelo número 160; email (ouvidoriasaude@joaopessoa.pb.gov.br); por carta ou pessoalmente na sede do órgão, localizada na Avenida Epitácio Pessoa, nº 1.324, Torre. O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h30.

Inaugurado em 2005, o serviço funciona com base na participação direta do usuário que registra a demanda e tem garantido o sigilo de sua identidade. Porém, se o assunto estiver relacionado à demora de consultas, a identificação do usuário é necessária para o andamento do processo.

“A Ouvidoria tem o compromisso de manter um canal isento de comunicação entre o cidadão e o gestor, de modo que as manifestações que nela entram, possam ser atendidas e respondidas”, afirma Alcilene Figueiredo, ouvidora da Saúde.

DUsuária da rede municipal de saúde, Maria de Fátima já utilizou também dos serviços da Ouvidoria. “Precisei levar minha mãe a uma das unidades de saúde e tivemos um problema no atendimento. De imediato procurei a Ouvidoria e no seguinte meu problema foi resolvido”, contou.

Descentralização – Buscando uma maior cobertura do município, a SMS também dispõe de 15 ouvidorias descentralizadas que estão localizadas em entidades dos cinco distritos de atuação, distribuídas nos hospitais, Centros de Atenção à Saúde (Cais), Vigilância Sanitária, Gerência de Regulação e Gerência de Medicamentos e Assistência Farmacêutica (Gemaf).

O apanhado geral de todos os procedimentos é realizado mensalmente para uma avaliação com o objetivo de realizar melhorias no serviço. Segundo os registros da Ouvidoria, o índice de respostas à sociedade no ano passado foi de 76%, ultrapassando a meta sugerida pela Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS), que é de 75%.