PMJP e CMDI discutem participação em evento sobre violência contra idosos
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), vai participar de uma Mesa de Conversa nesta quarta-feira (12), às 8h30, organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos do Idoso/JP (CMDI-JP). O evento vai definir a participação do Conselho na programação municipal alusiva ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, que se realiza neste sábado (15), em João Pessoa.
Segundo a diretora Executiva do CMDI, Vera Lúcia Rodrigues de Oliveira, várias entidades ligadas à proteção da Terceira Idade confirmaram presença na reunião, além da delegada do Idoso, Vera Lúcia, e os grupos de convivência que participam do Programa de Apoio à Pessoa Idosa (Papi), coordenado pela Sedes. “Iremos esclarecer os pontos principais da violência, tomando como base o Estatuto da Pessoa Idosa”, disse Vera Lúcia. “Será um momento de alerta e enfrentamento do grande índice de violência contra o idoso em João Pessoa”, destacou.
O CMDI-JP é um órgão colegiado, paritário, de caráter permanente, deliberativo, normativo, fiscalizador e consultivo. A entidade é considerada uma das grandes defensoras dos direitos do idoso na capital paraibana, sempre propagando e fiscalizando há quase 10 anos o que prega o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.742 de 1º de outubro de 2003).
Dados – Segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Censo Demográfico 2010, João Pessoa tem 74.635 idosos, ou seja, 10,31% da população total de João Pessoa (com 723.515 habitantes).
Conforme denúncias do CMDI, muitos idosos são vítimas de violência praticada, sobretudo por seus familiares. Entre os abusos, Vera Lúcia citou a exploração financeira, negligência, cárcere privado, abandono e abuso de poder. “Muitos se apoderam do cartão de crédito do idoso em benefício próprio, essa é uma das denúncias que o Conselho recebe com mais frequência”, avaliou.