PMJP e UFPB iniciam Projeto Integrado de Aprendizagem com jovens

Por - em 867

sedes_projeto_aprendizagem_peti_foto_rafaelqueiroz_ (46)A Prefeitura Municipal de João pessoa (PMJP), por sua Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), realizou nesta quinta-feira (2) a aula inaugural do Curso Preparatório do Projeto Integrado de Aprendizagem. A iniciativa beneficia 75 adolescentes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), além de jovens que estão cumprindo Medidas Sócioeducativas nos Centros de Referência da Assistência Social (Creas).

A secretária de Desenvolvimento Social, Marta Moura, considerou o curso de grande importância para a inclusão, formação cidadã e profissional dos jovens, muitos deles egressos do Peti. “Esse curso é um compromisso da gestão com a criança e o adolescente de João Pessoa. O que queremos é ver um Brasil e uma João Pessoa diferente, mais cidadã, com a colaboração de todos esses parceiros”, afirmou.

A aula inaugural foi realizada no auditório 411, do Centro de Ciências Letras e Artes da UFPB. O curso preparatório, que será realizado pela manhã e à tarde no Campus I, pretende, entre outros objetivos, nivelar a aprendizagem educacional dos jovens e capacitá-los para inserção nos cursos profissionalizantes do Senai. Posteriormente, eles serão integrados ao Programa Pequeno Aprendiz.

O coordenador do Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil, Dimas Gomes, afirmou que este é um momento especial para todos que trabalham na defesa dos direitos da criança e do adolescente. “A profissionalização é um direito de todos os adolescentes, está no ECA, e nossa luta é que seja efetivada.Temos a UFPB como grande parceira neste desafio”, destacou.

A primeira etapa do curso, com duração de quatro meses, será ministrada por alunos dos cursos de Matemática, Pedagogia e Direitos Humanos da UFPB. Posteriormente, numa segunda etapa, os jovens serão encaminhados para os cursos do Serviço Nacional da Indústria (Senai).

Também participaram do evento o professor Dailton Lacerda, que representou a reitora Margareth Diniz, o professor Afonso Pascoal do Senai, além de professores e alunos da UFPB, diretores, coordenadores e técnicos dos programas Peti e Creas.