PMJP encerra Ano Cultural Herbert Vianna nesta terça-feira
A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da sua Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), encerra nesta terça-feira (13) as atividades do projeto Ano Cultural 2012, que nesta edição homenageou o cantor e compositor paraibano Herbert Vianna. A solenidade acontece a partir das 15h, no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes. Na ocasião, serão apresentados os trabalhos desenvolvidos a partir de diversas outras canções do compositor.
Para o titular da Sedec, Luiz Sousa Júnior, o resultado alcançado com a realização do Ano Cultural justifica o investimento da PMJP e o trabalho desenvolvido pelos educadores nas escolas. “O homenageado desta edição serviu de inspiração e despertou nos alunos o interesse pela música popular brasileira. Herbert Viana foi escolhido pela importância no cenário cultural brasileiro, pois, além de ser um excelente músico, é exemplo de superação. Isso emocionou e instigou os estudantes”, ressaltou.
Atividades – Durante o ano letivo, os estudantes da rede municipal desenvolveram atividades inspiradas na produção poética e musical do homenageado. Entre elas, estão o Prêmio Estudante Destaque, por meio do qual foram produzidos poemas, a Mostra de Música e os Projetos Interdisciplinares.
“Nesta edição, foi retirado o caráter competitivo da maioria das ações do projeto. Isso não diminuiu a adesão das escolas, pelo contrário. Houve aumento na participação de estudantes e professores”, disse a coordenadora do Ano Cultural, Giselma Franco.
Solenidade – No evento, haverá a apresentação dos resultados alcançados nesta edição do projeto e a entrega de medalhas aos estudantes que foram destaque pela produção textual do Ano Cultural. Haverá ainda apresentação de coreografia para a música “Lanterna dos Afogados”, encenada por estudantes da Escola Municipal Violeta Formiga, e do coral Vozes da Infância.
Herbert Vianna – Nascido em João Pessoa, mudou-se ainda criança para Brasília, devido à vida militar do pai. Jovem, foi para o Rio de Janeiro e, juntamente com alguns amigos, fundou o grupo Paralamas do Sucesso.
Herbert sempre teve interesse por helicópteros e ultraleves. Em 2001, ao pilotar um ultraleve, passou pelo momento mais crítico de sua vida. Sofreu um acidente aéreo, no qual morreu sua mulher, a inglesa Lucy Needham, ficou paraplégico e perdeu parte da memória.
Depois de um processo de recuperação gradual, retomou sua carreira e voltou aos palcos. Já gravou quatro álbuns após o acidente: “Longo caminho” (2002, preparado antes do acidente), “Uns dias ao vivo” (2004, ao vivo), “Hoje” (2005) e “Brasil afora” (2009).
Projeto – O foco do Ano Cultural é proporcionar às escolas ações interdisciplinares que favoreçam o aprendizado cultural, estimulem a produção textual, a leitura e o desenvolvimento de atividades artísticas. Todos os anos, artistas paraibanos de referência nacional são escolhidos como tema central dos trabalhos que são desenvolvidos nas escolas da rede municipal.
Ao longo destas edições, o alunado já conheceu a obra de diversos artistas paraibanos, a exemplo de Ariano Suassuna (2007), José Lins do Rego (2008), Sérgio de Castro Pinto (2009), Zé Ramalho (2010) e Políbio Alves (2011).