PMJP encerra atividades em alusão à Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Por - em 342

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), encerra neste sábado (24) as atividades em alusão à Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. O evento será na Praia do Cabo Branco, a partir das 9h, e será realizado em parceria com o ‘Projeto AC Social’ com atividades físicas.

Para a Coordenadora do Centro de Referência Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência (CRMIPD), Juliana Teixeira Coelho, ações como essa são uma forma de otimizar o trabalho que é desenvolvido, além de possibilitar a construção de um espaço de interação dessa parcela da população com a sociedade. “Nossa luta é abolir a resistência por parte da população e buscar a inclusão das pessoas com deficiência intelectual e múltipla na sociedade”, afirmou.

As ações da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla começaram na quinta-feira (22) no CRMIPD, localizado na Avenida Monsenhor Walfredo Leal, 399, Tambiá.

Trabalho intersetorial – O trabalho que é desenvolvido no CRMIPD é fruto da articulação desenvolvida pela Sedes, Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec).

Atualmente, cerca de 120 usuários são beneficiados no local com os serviços de triagem multidisciplinar (anamnese e avaliação); orientação e apoio ao usuário e sua família; orientação, assessoria médica e encaminhamento para a aquisição do Benefício de Prestação Continuada (BPC); fornecimento de medicamentos aos usuários; curso de Libras e de capacitação para o Trabalho e geração de Emprego e Renda; fonoaudiologia Clínica; entre outros.

Outras informações sobre os serviços oferecidos basta ligar para 3218-9807.

Deficiência Intelectual – Caracteriza-se pela redução notável do funcionamento intelectual, significativamente abaixo da média, que surge no período de desenvolvimento infanto-juvenil e associado a algumas limitações no funcionamento adaptativo ou da capacidade do indivíduo em responder adequadamente às demandas da sociedade em comunicação, cuidados pessoais, competências domésticas, autonomia, saúde, aptidões escolares, lazer, entre outros.

Para o diagnóstico da Deficiência Intelectual é importante a associação de diversos sinais e sintomas e deve ser realizado, preferencialmente, por uma equipe multiprofissional. É expressa em graus leve, moderado e grave, dependendo dos fatores de riscos a que a pessoa foi exposta, ressaltando que até os dias atuais não existe clareza de sua etiologia.